Suínos: Brasil adotará medidas para garantir bem-estar animal
Brasil revelou ontem na Organização Mundial do Comércio (OMC) que vai adotar iniciativas para o bem-estar de animais na produção e no transporte, reagindo a pressões crescentes de importadores. O Ministério da Agricultura preparou uma instrução normativa que recomendará boas práticas aos pecuaristas, incluindo "dieta satisfatória", transporte que reduza o "estresse" dos animais, e instalações adequadas para diferentes espécies. Com isso, o Brasil quer demonstrar que cuida bem dos animais e que, em decorrência, sua carne é segura.
A crescente exigência de bem-estar animal foi examinada ontem em seminário na OMC sobre o futuro do comércio mundial. Leis e regulamentação vêm sendo estabelecidas em vários países e certificações adotadas por empresas ao redor do mundo, em meio à crescente demanda de consumidores.
Uma exigência que surge agora, por exemplo, é de que o frango seja criado livremente. A Unilever decidiu que não vai mais comprar milhões de ovos de produtores do leste europeu para fazer maionese, porque a produção é em gaiolas. A americana Burger King também começou a comprar 5% de seus ovos e 20% da carne suína de produtores que não confinam os animais.
Nesse cenário, a iniciativa no Brasil para proporcionar o bem-estar animal em todas etapas, desde o nascimento até seu transporte, foi estimulada pelo próprio setor privado. Quando o setor faz isso, é considerado um "termômetro" da pressão no exterior sobre o modo de produção de carnes bovina, de frango, de suíno, além de ovos, peles, couro, mel e outros produtos envolvendo animais com finalidade comercial.
"Queremos sinalizar aos parceiros que melhoramos os nossos padrões, mas vamos fazer isso sem colocar em risco a capacidade econômica dos nossos produtores", afirmou Flávio Coelho Correa de Araújo, representante do Ministério da Agricultura, em sua apresentação ontem na OMC.
Ele mostrou que o Brasil, na verdade, tem desde 1934 legislação de proteção de animais. O decreto 24.645 de 1934 considera maus-tratos "conservar animais embarcando por mais de 12 horas sem água e alimentos" e prevê multas.
Uma entidade americana de proteção de animais, a Humane Society International, disse que 63 bilhões de animais foram criados para consumo humano em 2007. E denunciou que no Brasil, China e Índia, sistemas de proteção industrial de frangos e suínos substituem cada vez mais práticas de bem-estar. A advogada Sarah Stewart, da entidade, mencionou estudo segundo o qual os produtores na América Latina perdem US$ 2 por carcaça de boi, por não terem cuidado bem dos animais.
Na cena internacional, há duas visões sobre o tema. Os países ricos querem incluir nas regras da OMC o direito de dar subsídios para garantir o bem-estar animal. Além disso, com o tema nas regras da entidade, esses países poderiam acionar exportadores acusados de maltratar animais e fazer retaliações. Do outro lado, exportadores do Mercosul se recusam falar de subsídios. E só aceitam negociar o tema na OIE, a Organização Mundial de Saúde Animal, onde apenas existem recomendações e sempre por um consenso mais técnico.
Gustavo Idigoras, da Argentina, cobrou coerência dos países europeus, fazendo um vínculo entre bem-estar animal e barreiras comerciais. Disse que se a Europa realmente quisesse estimular exportadores, não cobraria enormes tarifas de importação que vão de 141% sobre a carne bovina e 93% sobre o frango. Um representante europeu retrucou que a Argentina não podia reclamar já que tem imposto restrições às exportações.
Fonte: PorkWord
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Brasil terá medidas para garantir bem-estar animal
Postagem por Egon Henrique às 21:53 0 comentários
Marcadores: Notícias
criticas; uso de animais em pesquisas científicas
Sociedade Protetora critica uso de animais em pesquisas científicas
A Sociedade Protetora dos Animais de Maringá (Spam) não concorda com a utilização de animais para a realização de pesquisas e para dar suporte ao ensino.
Segundo a presidente da Spam, Maria Eugênia Costa Ferreira, a metodologia é ultrapassada e poderia ser substituída. Ela defende que, como existe hoje conhecimento suficiente sobre as substâncias químicas, sabe-se quais delas são capazes de matar antes de ser utilizadas.
Assim, poderiam ser testadas diretamente em pessoas que se predispusessem a participar do experimento. Quanto ao ensino, ela considera que a internet é uma alternativa.
“Não é mais preciso dissecar um animal para ver como é por dentro”, afirma.
“Na Inglaterra, por exemplo, essa prática é proibida.”
Além do mais, ela levanta outro questionamento: será mesmo que os resultados obtidos com a pesquisa em roedores e cães servem para as pessoas?
Para a presidente da Spam, não.
“Isto não é pesquisa avançada e, sim, atrasada.”
Maria Eugênia protesta também contra a repetição de experimentos. De acordo com ela, muitas universidades insistem em realizar pesquisas cujos resultados já foram obtidos por outras instituições. Dessa forma, mais animais são sacrificados - todos desnecessariamente.
“As cobaias são induzidas a ter uma doenças e têm de passar por operações”, afirma.
“Não achamos que isso seja ético.”
Postagem por Egon Henrique às 21:46 0 comentários
Marcadores: Notícias
Peruano é detido no aeroporto com 200 canários
Peruano que tentava viajar com 200 canários para Portugal detido no aeroporto de São Paulo
Rio de Janeiro, Brasil, 24 Set (Lusa) - A polícia brasileira deteve hoje no aeroporto internacional de São Paulo um cidadão peruano quando este tentava embarcar num voo para Portugal com 200 canários, anunciou hoje o Ministério do Ambiente do Brasil.O homem foi detido pela Polícia Federal brasileira acusado de tráfico internacional de animais - delito punido no Brasil com penas que podem chegar a um ano de prisão - após um alerta do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional do aeroporto.
Dados do Governo Brasileiro afirmam que o comércio ilegal de animais selvagens movimenta mundialmente entre 10 a 20 mil milhões de dólares, fazendo desta a terceira actividade ilícita que mais dinheiro gera a seguir ao tráfico de armas e de drogas.
Fonte: Notícias SapoPostagem por Egon Henrique às 21:27 0 comentários
Marcadores: Notícias
Relatório recomenda 4 porções de carne por semana
Relatório recomenda 4 porções de carne por semana contra a mudança climática
A população britânica deveria limitar o consumo de carne a quatro porções por semana a cada pessoa e o de leite a um litro, a fim de ajudar a combater a mudança climática, segundo um relatório da Universidade de Surrey.
O estudo, elaborado pela Rede de Pesquisa sobre Alimentos e Clima da universidade do sul da Inglaterra, afirma também que deveria ser reduzido ao consumo total de alimentos, especialmente dos que têm poucos nutrientes, como os doces.
Os especialistas da citada casa de estudos recomendam o retorno a hábitos de alimentação seguidos por mães e avós, como a compra de produtos próprios de cada estação, cozinhar em panelas de pressão e caminhar até o supermercado.
Também propõem o uso de microondas ou a compra pela internet, acrescenta o texto, segundo informações do jornal "The Guardian".
O relatório faz estas recomendações, devido à preocupação cada vez maior sobre a relação entre a indústria de criação de gado e os gases que poluem o meio ambiente.
A análise foi elaborada, após uma investigação que durou quatro anos sobre o impacto dos alimentos na mudança climática e é considerado o estudo mais exaustivo sobre este assunto.
A autora do relatório, Tara Garnett, disse que a comida é importante por muitas razões, entre elas culturais, mas ressaltou que as campanhas para incentivar as pessoas a mudar os hábitos alimentícios não darão resultado, e pede que o Governo recorra a outras opções, como estabelecer limites sobre emissões de gases poluentes.
EFE
Fonte: Terra
Nota: De qualquer forma, eles poderiam falar a verdade e publicar que o consumo de carne será sempre prejudicial ao meio ambiente, comendo menos carne, vai fazer com que ainda tenha uma quantidade de animais vivos soltando degetos e destruindo pastos, florestas, mundo.
Nós, os preocupados, iremos continuar fazer o que muitos não fazem que é, correr atrás do bem estar animal, da difusão do vegetarianismo e, pelo bem estar do planeta em geral.
By: Egon Henrique
Postagem por Egon Henrique às 10:29 0 comentários
Marcadores: Notícias
DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO
DIA 1 DE OUTUBRO
Das 10:00 às 21:00
Programação:
10:00 às 11:15 - Abertura com "Prática de Yoga e introdução sobre a importancia da alimentação para uma saúde perfeita" - Prof. Sandra Vidal (Rama espaço de Yoga).
11:15 às 14:00 - Horário de almoço.
14:00 às 15:00 - Exibição do filme " A carne é fraca". (Instituto Nina Rosa)
15:30 às 16:30 - Palestra "A importância da agricultura orgânica" - Prof. Adib (ADAO - Associação dos Agricultores Orgânicos).
17:00 às 18:00 - Palestra "O segredo da fonte da juventude" - Dra Elaine (Terapêuta naturalista).
18:30 às 19:00 - Exibição de curtas.
19:00 às 20:00 - Oficina de culinária com Terezinha - Cheff do restaurante Comida Natural.
20:00 às 21:00 - Exibição do filme "Terráqueos". (Earthlings - EUA - 2005 - Narrado por Joaquin Phoenix)


Postagem por Egon Henrique às 09:12 0 comentários
Marcadores: Eventos
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
I CONGRESSO MUNDIAL DE BIOÉTICA
I CONGRESSO MUNDIAL DE BIOÉTICA E DIREITO ANIMAL
Sobre o Congresso
08 de Outubro de 2008
- Conferências, oficinas e seminários
- Refeições vegetarianas (veganas)
- Exibição permanente de vídeos
- Exposição de trabalhos científicos de forma oral e por pôster
- Palestrantes Internacionais e Nacionais
- Anais eletrônico
- Lançamento de Livros sobre a temática
- Vegetarianos, veganos, naturistas, crudivoristas, higienistas, estudiosos e simpatizantes de todas as dietas que excluem carnes e derivados de animais.
- Defensores dos animais e ambientalistas.
- Acadêmicos das áreas de direito, nutrição, medicina, biologia, engenharia ambiental, enfermagem, gastronomia, zootecnia, medicina veterinária, filosofia e ciências sociais.
- Profissionais e estudantes de diversas áreas;
- Terapeutas e adeptos da alimentação saudável.
- Esotéricos e espiritualistas, essênios, adventistas, budistas, hinduístas, taoístas, praticantes de ioga etc.
- Interessados em geral.
- Heron José de Santana Gordilho – Presidente do IAA
- Mônica Aguiar - Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFBA
- Heron José de Santana Gordilho – Presidente do IAA
- Mônica Aguiar - Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFBA
- Tagore Trajano de Almeida Silva - Diretor de Eventos do IAA
- Nadialice Francischini de Souza
- Mone Seixas
- Thiago Pires
- Túlio Xavier
- Luciana M.A.C.Pontes
- Luciana Barreto Vieira
- Tainá Argolo
Postagem por Egon Henrique às 18:02 0 comentários
Marcadores: Eventos
COMEÇA HOJE A 1ª SEMANA VEGETARIANA
1º Semana Vegetariana nacional
De 29 de Setembro a 5 de Outubro de 2008, diversas entidades promovem, pela primeira vez, a Semana Vegetariana. São sete dias, dedicados à promoção de um estilo de vida saudável, ético e ecológico.Esta semana inclui o Dia Mundial do Vegetarianismo (01 de Outubro) e o Dia do Animal (04 de Outubro).
Postagem por Egon Henrique às 11:36 0 comentários
Marcadores: Notícias
sábado, 27 de setembro de 2008
RECEITA DE DOMINGO
BOLO DE CHOCOLATE COM CREME DE CASTANHA DE CAJU ( SEM LEITE E OVOS)
Massa pequena:
2 copos e farinha de trigo
1 copo de açúcar
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
½ copo de óleo
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de baunilha
1 copo de água fria
Modo de preparo:
Numa tigela grande peneire todos os ingredientes secos e misture bem.
Em outra tigela, junte os ingredientes molhados. Preste atenção na água, que precisa estar muito gelada e deve ser o último ingrediente a ser colocado. Junte tudo e bata na mão, ou na batedeira por quatro minutos, em velocidade baixa. Unte uma forma para pudim (com furo no meio) com margarina e farinha e despeje a massa crua. Pré-aqueça seu forno por cinco minutos, pelo menos, antes de colocar o bolo. Cozinhe na temperatura mais baixa do forno por cerca de 40 minutos. Espere esfriar por completo para desenformar e decorar.
Fonte: Livro "Cozinhando sem crueldade" - Ana Maria Curcelli.
OBS: Usei uma forma reta e média. Cortei o bolo ao meio e recheie com o creme de castanha de caju e depois coloquei o restante do creme por cima e decorei com creme de chocolate derretido com creme de leite de soja, morangos e salpiquei mais castanha de caju triturada.
CREME DE CASTANHA DE CAJU
1 lata de leite condensado de soja
4 colheres de sopa de castanhas de caju trituradas
1/2 caixinha de creme de leite de soja
Coloque o leite condensado de soja e as castanhas de caju numa panela e mexa até engrossar. Quando o fundo soltar da panela é hora de desligar. Coloque 1/2 caixinha de creme de leite de soja e misture bem e espere esfriar bem para que o creme fique mais pastoso e menos líquido. Depois é só rechear o bolo e cobrir o resto todo.
Creme de chocolate (opcional)
1/2 caixinha de creme de leite de soja
1/4 de um barra de chocolate meio amargo sem leite (garoto, arcor (amargo), chocosoy, harald, etc), derretido no microondas por 1 minuto.
açúcar a gosto
Misturar tudo e cobrir o bolo como quiser.
Fonte: Cozinha Vegetariana
Postagem por Egon Henrique às 22:29 0 comentários
Marcadores: Receitas
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Índia esteriliza macacos para conter aumento
Índia esteriliza macacos para conter aumento

Centenas de macacos estão sendo esterilizados na Índia para impedir a crescente reprodução da espécie, informa a agência Reuters. O aumento da população tem preocupado os zoológicos e centros de preservação da vida selvagem do país.

Depois que moradores de regiões próximas às reservas florestais reclamaram de ataques de macacos, as autoridades iniciaram a operação para parar o crescimento acelerado da espécie.
Dados recentes apontam que cerca de 2.377 macacos, entre eles 1.148 machos e 1.229 fêmeas, já foram vasectomizados. A estimativa é de que a população poderia alcançar a marca de aproximadamente 200 mil exemplares, caso não houvesse a medida de contenção.
Os animais são capturados nas reservas florestais para sofrer a vasectomia. Após isso, são mantidos em quarentena antes de retornarem ao habitat natural.
Fonte: TerraPostagem por Egon Henrique às 18:13 0 comentários
Marcadores: Notícias
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Manifestantes com biquínis de alface
Manifestantes com biquínis de alface fazem ato pró-vegetarianismo na China
Protesto foi organizado pela ONG Peta em Guangzhou, sul do país.
Guardas tentaram impedir a manifestação.
Christina Cho e Ashley Fruno, militantes do Peta (ONG que defende o tratamento ético de animais), vestem biquínis de alface na cidade de Guangzhou, no sul da China, nesta quinta (25). O cartaz diz: 'Vire uma folha. Torne-se vegetariano'.

Guardas de segurança tentam retirar os cartazes das mãos das manifestantes durante o protesto.
Fonte: G1Postagem por Egon Henrique às 12:09 0 comentários
Marcadores: Notícias
Cirurgia que mutila animais poderá ser proibida
Cirurgia estética que mutila animais poderá ser proibidaA Câmara analisa o Projeto de Lei 3690/08, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que proíbe a realização, por qualquer profissional, de cirurgias estéticas mutilantes em pequenos animais, como cães e gatos, assim como cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a expressão comportamental da espécie. Atualmente, resolução Conselho Federal de Medicina Veterinária proíbe a realização desses procedimentos por médicos veterinários, mas essa restrição acabou estimulando um mercado paralelo.
O deputado lembra que a resolução do conselho (877/08) fez surgir um grande número de pessoas não habilitadas realizando essas práticas. "Para impedir a realização dessas cirurgias, consideramos fundamental a aprovação de lei que obrigue todos os cidadãos a respeitar a norma em favor dos animais domésticos, estendendo aos demais aquilo que foi vedado somente aos médicos veterinários", argumenta Dr. Talmir.
Conforme o projeto, ficam proibidas as práticas de conchectomia (corte da orelha) e de cordectomia (retirada de cordas vocais) nos cães e a onicectomia (retirada das unhas) em felinos. Já a caudectomia (corte de parte da cauda) passa a ser classificada como "procedimento cirúrgico não recomendável". A proposta permite apenas a realização de cirurgias que atendam a indicações clínicas.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
- PL-3690/2008
Fonte: Portal Câmara
Postagem por Egon Henrique às 10:31 0 comentários
Marcadores: Notícias
Orangotango é atingido por leite contaminado
Orangotango é o primeiro animal atingido por leite contaminado na China
Ele tomou produto suspeito durante um ano em zoológico em Hangzhou.Leite contaminado infectou 53 mil crianças e pode ter matado 4 delas.

O escândalo do leite adulterado com melamina, que já causou problemas a mais de 53 mil crianças, se estendeu agora aos animais, após terem sido detectados cristais na urina de um jovem orangotango que bebeu leite em pó de uma das marcas contaminadas.
O animal, de 15 meses, tomava leite da marca Sanlu, a primeira na qual foi detectada melamina, porque seus cuidadores consideravam que era a melhor para a absorção do cálcio. Ele teria tomado o produto suspeito ao longo de um ano.
"Estes cristais mostram sinais incipientes de uma pedra", disse um dos veterinários que atendeu o orangotango após detectar uma cor amarela estranho na urina do animal, que vive no zôo da cidade chinesa de Hangzhou, no leste do país.
Segundo os cuidadores, estes animais gostam de leite, e tanto o orangotango doente quanto seu irmão, que também passou por exame veterinário, costumavam tomar um "saco grande" todas as semanas.
O zôo já anunciou que enviará outros animais que tomaram leite Sanlu ao veterinário para um exame completo nos próximos dias. Um filhote de leão também pode estar doente.
O leite contaminado com melamina, substância química que engana os detectores de proteínas e que produz cálculos renais, já provocou a morte de quatro bebês na China.
Fonte: G1
Postagem por Egon Henrique às 10:12 0 comentários
Marcadores: Notícias
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
2º Congresso Vegetariano Brasileiro
Saiba Mais AQUI.
Postagem por Egon Henrique às 23:10 0 comentários
Marcadores: Eventos
Tráfico de animais movimenta menos que drogas
Mercado do tráfico de animais só movimenta menos que o de armas e drogas
Tráfico de animais movimenta milhões
Mercado do tráfico de animais só movimenta menos que o de armas e drogas
Com a chegada da primavera, os ambientalistas estão em alerta. É nesta
época, durante o período de reprodução das aves, que o contrabando de
animais silvestres ocorre com maior freqüência. Em Mato Grosso do Sul,
a preocupação é com os filhotes de papagaio, que geralmente constroem
ninhos nos mesmos troncos e galhos de árvores da ninhada anterior.
Isso acaba facilitando o trabalho dos criminosos, que estão agindo com
uma audácia cada vez maior. Na última sexta-feira a Polícia Militar
Ambiental apreendeu 392 filhotes da espécie que estavam sendo
traficados, caracterizando a maior apreensão de aves da história de
MS.
"Os contrabandistas também passaram a roubar os ovos dos pássaros
porque a chance de serem descobertos é menor. Para terminar de chocar,
eles usam outras aves, como galinhas", conta o capitão da Polícia
Militar Ambiental, Ednílson Queiroz.
Todos os anos o tráfico de animais silvestres movimenta milhões de
reais e é superado apenas pelo contrabando de drogas e armas. Um
filhote de papagaio é comprado em Mato Grosso do Sul por
aproximadamente R$ 30, mas pode ser vendido em São Paulo por valores
ente R$ 500 e R$ 1 mil. Se for levado para o mercado internacional, os
preços podem ficar ainda maiores, chegando a até US$ 6 mil.
A pena para quem for flagrado comprando ou vendendo animais silvestres
ilegalmente vai de seis meses a um ano de prisão, além de multa. Mas
apenas a ameaça da punição parece não ser o bastante para mudar este
cenário. Especialistas acreditam que a solução pode estar na
conscientizaçã
não procurem comprar estes animais porque estariam alimentando um
crime e agindo como criminosas", diz Queiroz.(Com informações do Canal
Rural)
Fonte: Da redação (LM)
HOME -
Postagem por Egon Henrique às 18:07 0 comentários
Marcadores: Notícias
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Beterraba: use e abuse!
A beterraba é uma hortaliça muito nutritiva,pois concentra boas quantidades de vitaminas A e do Complexo B (B1, B2, B5), além de sais minerais encontrados na raiz e também nas folhas, que podem ser consumidas refogadas ou misturadas em omeletes e bolinhos.
A beterraba é muito conhecida por concentrar uma quantidade razoável de ferro, principalmente em suas folhas, mas sua vantagem vai além disso. Este alimento é rico em potássio e possui fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol).
Fonte: Triângulo
Postagem por Egon Henrique às 23:43 0 comentários
Marcadores: Geral
Indonésia, Filipinas e Malásia proíbem entrada de produtos lácteos chineses
O Governo indonésio proibiu por um período de tempo indeterminado a entrada de produtos lácteos chineses em seu território, com o objetivo de evitar que se estenda a crise sanitária provocada pelo leite infantil adulterado com melamina. As autoridades da Malásia e o governo filipino também ordenaram uma proibição imediata.
O Ministério da Saúde assegurou através de seu porta-voz, Lily Sulistyowati, que "as autoridades competentes estão examinando o leite chinês" e "os resultados serão conhecidos nos próximos 2 ou 3 dias".
Como medida preventiva, a porta-voz disse que "os produtos (lácteos) chineses estão proibidos no mercado, por enquanto".
No entanto, a marca de leite chinesa "Guozhen" poderá continuar sendo vendida no mercado indonésio graças a uma permissão especial da Agência de Supervisão de Remédios e Alimentos.
Fonte: A Tarde OnlinePostagem por Egon Henrique às 23:20 0 comentários
Marcadores: Notícias
Motorista morre após atropelar elefante no México
Motorista de ônibus morre após atropelar elefante em estrada no centro do México
Quatro passageiros ficaram feridos, e o animal também morreu.Paquiderme teria fugido de um circo, segundo a imprensa local.
Um motorista morreu na madrugada desta terça-feira (23) no México depois de ter chocado seu ônibus com um elefante em uma estrada no estado mexicano de México (centro do país). O paquiderme também morreu, e quatro passageiros ficaram feridos, segundo a secretaria estadual de Segurança Pública.
O elefante tinha cerca de 5 toneladas, segundo as autoridades. Ele atravessava o km 1 da rodovia México-Pirámides, na altura de Ecatepec, quando foi atingido.
Oficialmente, não se sabe o que o elefante fazia sozinho no local. Jornais locais disseram que ele escapou do acampamento de um circo e andou dois quilômetros ao longo de várias vilas antes de chegar à rodovia e ser atropelado.

Corpo do elefante atropelado em estrada no centro do México na madrugada desta terça-feira (23)
Fonte: G1
Postagem por Egon Henrique às 22:58 0 comentários
Marcadores: Notícias
SEMANA DE LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO ANIMAL
PARAÍBA - SEMANA DE LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO ANIMAL de 08 a 11 de outubro
A Associação de Proteção Animal e Vegetarianismo de Campina Grande, na Paraíba, promove no próximo mês de outubro a Semana de Libertação da Escravidão Animal. Participe!
Informações: pav.animal@hotmail.
Programação
8 de outubro: Mobilização na Praça da Bandeira das 8:00h às 18:00h. Será armada uma tenda, serão afixados cartazes, será afixada uma faixa de 2m x 0,8m sobre o tema vegetarianismo, serão distribuídos textos e panfletos sobre o tema do evento, distribuição de lanches vegetarianos, venda de produtos relacionados ao tema do evento, etc.
9 e 10 de outubro: Haverá palestras e distribuição de material relacionado ao tema do evento em alguns colégios do ensino médio de Campina Grande – PB (ainda a serem definidos os colégios e o horário).
11 de outubro: Haverá palestras no auditório da faculdade de administração da UEPB, distribuição de material impresso sobre o tema do evento, etc. Entrada franca
Abertura
9:00h: Pronunciamento do organizador do evento, Johanns de Andrade Bezerra
9:15h: Exibição do documentário TERRÁQUEOS.
10:30h: Palestra de Johanns de Andrade Bezerra – Presidente da PAV (associação de Proteção Animal e Vegetarianismo) – Tema: Abolição da exploração animal.
11:00h: Distribuição de lanches vegetarianos.
11:15h: Palestra de Fernando Loureiro – Médico clínico geral naturalista – Tema: Vegetarianismo, saúde e evolução espiritual.
13:30h: Exibição do documentário TERRÁQUEOS.
14:40h: Palestra de Johanns de Andrade Bezerra – Presidente da PAV (associação de Proteção Animal e Vegetarianismo) – Tema: Abolição da exploração animal.
15:00h: Palestra de Diego Araújo – Estudante de biologia da UEPB – Tema: Vegetarianismo e evolução social.
15:40h: Distribuição de lanches vegetarianos.
16:00h: Palestra de Fernando Loureiro – Médico clínico geral naturalista – Tema: Vegetarianismo, saúde e evolução espiritual.
16:20h: Palestra de Talden Farias – Advogado ambientalista – Tema: Direito animal: Do antropocentrismo ao biocentrismo.
Postagem por Egon Henrique às 13:50 0 comentários
Marcadores: Eventos
II Feira de Adoção do Patinhas da Liberdade
Amigos do Patinhas,
No próximo sábado (27/09/08), o Projeto Patinhas da Liberdade fará sua II Feira de Adoção no estacionamento do Pão de Açúcar da Granja Viana (km 23,5 da Rodovia Raposo Tavares) das 11:00 às 18:00.
Levaremos nossos cães que estão disponíveis para encontrarem um lar bacana. Estão vacinados, castrados e vermifugados. Agora só precisam de muito amor!
Venham nos prestigiar e ajudem a gente a divulgar!
Um abraço e até lá!
Postagem por Egon Henrique às 12:23 0 comentários
Marcadores: Eventos
VEDDAS vídeo, fotos -Lei Arouca- protesto Brasília
Ato em Repúdio à Aprovação da Lei Arouca
Vídeo, fotos e breve relatório
No dia 18 de setembro de 2008, dezenas de ativistas pelos direitos animais protestaram em frente ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto contra a aprovação da Lei Arouca no dia 9 de setembro. O protesto, que ocorreu enquanto a lei aguarda a manifestação do Presidente da República, chamou a atenção à falta de democracia com que transcorreu a votação da lei em questão. Apesar de estarmos munidos de mais de 23.000 assinaturas que pediam pela não-aprovação da lei, nós, defensores dos direitos animais, não encontramos voz na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal em todas as tentativas de contato.
O VÍDEO editado pelo VEDDAS que mostra o protesto em repúdio à aprovação da Lei Arouca, realizado em 18 de setembro de 2008, pode ser visto em:
As fotos do protesto podem ser visualizadas em http://good-times.webshots.com/album/567272337bjOsVh
Agradecimentos especiais aos ativistas de Brasília que compareceram e tornaram possível esse ato!!!
Aos 23.000 cidadãos que assinaram a petição do VEDDAS dirigida ao Congresso Nacional pedindo pela não-aprovação da Lei Arouca, o que foi sumariamente ignorado pelos representantes do legislativo desse país, esse protesto foi para honrar o valor de suas assinaturas.
Saiba mais sobre a campanha contra a aprovação da Lei Arouca acessando http://veddaspl1153.blogspot.com
Segue abaixo a relação dos veículos de imprensa que noticiaram o fato. A maior parte das reportagens pode ser vista ou escutada online.
Saudações libertárias,
George Guimarães
VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
========
Jornal Local, TV Brasília (TV, Brasília)
http://www.correioweb.com.br/tvbrasilia/index.htm?id=891
TV Câmara (TV, Brasília)
http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=MAT&velocidade=100k&Materia=72646
Programa Trilha Animal, Rádio Nacional (rádio, Brasília)
http://trilhaanimal.podomatic.com/entry/eg/2008-09-19T20_48_40-07_00
Agência Brasil (eletrônica, Brasília)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/09/18/materia.2008-09-18.3636391490/view
ou
http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=71430&busca=testes+em+animais
Agência Brasil (rádio, Brasília)
Jornal Coletivo (jornal, Brasília)
Rádio Capital (rádio, São Paulo)
União Planetária (TV, nacional)
PROTESTO CONTRA O BABY BEEF (VITELA)- BH
Manifestação educativa do coletivo abolicionista A.L.A - Aliança Libertária Animal contra o restaurante baby beef.
Informamos as pessoas sobre a realidade além de seus pratos e conseguimos dar grande prejuizo financeiro aos exploradores nesse dia.
GO VEGAN!!
Postagem por Egon Henrique às 10:24 0 comentários
Marcadores: Videos
Morrerão 51 filhotes de papagaios apreendidos
51 filhotes de papagaios apreendidos morrem em MS

Filhotes que sobreviveram recebem alimentação duas vezes ao dia.
A coordenação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande registrou a morte de 51 dos 377 filhotes de papagaios apreendidos nesta sexta-feira (19), em Ivinhema (MS).
Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), uma recontagem dos animais foi realizada na manhã desta segunda-feira (22). "A medida foi tomada por haver números conflitantes", disse Vinícius Andrade Lopes, coordenador do Cras.
Ainda segundo ele, os filhotes que sobreviveram devem seguir em tratamento por alguns meses. "Vamos continuar a dar alimentação duas vezes ao dia", disse Lopes.
A médica veterinária Mariana Mirault, funcionária do Cras, afirmou que os funcionários estão mobilizados para o tratamento dos filhotes. “Os animais são muito novos, sem plumagem, alguns recém-nascidos. Vários fatores podem ter causado a morte dos demais.”
Lopes disse que muitas pessoas estão entrando em contato para oferecer ajuda na alimentação dos papagaios. “Queremos agradecer às pessoas que nos telefonaram oferecendo ajuda no tratamento dos animais, mas nossa equipe está muito bem capacitada para a execução desse trabalho.”
“Aqui os animais recebem os devidos cuidados, pois nosso objetivo é reabilitá-los para posterior reintrodução na natureza”, afirmou Lopes.
Fonte: G1
Nota: Até quando nós iremos ter pessoas que saem impune, quando matam uma quantidade de animais elevada contribuindo para uma destruição da nossa fauna???
"IBAMA", Que porcaria é essa? alguém sabe me dizer?
Temos isso pra que em nosso país, se eles não fazem nada. Podem até fazer mas e as leis, pra que servem elas se não são usadas, e quando são, esses assassinos pegam de 1 mês há 1 ano de cadeia.
Desabafo.
Egon Henrique.
Postagem por Egon Henrique às 09:48 0 comentários
Marcadores: Notícias
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
NÃO aos transportes de longa duração de animais
NÃO aos transportes de longa duração de animais
Hoje, nas auto-estradas da Europa, demasiados animais são transportados em condições inaceitáveis. O aspecto mais importante é a duração do tempo de transporte. A actual legislação da UE permite que os animais sejam transportados durante vários dias. Isto tem de mudar. Não deveria ser possível que animais para abate sejam transportados por mais de oito horas.Apoie 8horas. O nosso objectivo é recolher 1,000,000 de assinaturas, algo que os políticos da UE não poderão ignorar.
Fonte: 8Hours
Postagem por Egon Henrique às 23:18 0 comentários
Marcadores: Notícias
Grande queima de estoque!!!
TODA LOJA DO VISTA-SE COM FRETE GRÁTIS.
MAIS INFORMAÇÕES?
www.vista-se.com.br/loja
fabiochaves.net@gmail.com
Postagem por Egon Henrique às 17:16 0 comentários
Marcadores: Geral
A CARNE É FRACA?
Sim, a dieta vegetariana faz bem à saúde. Para isso, é preciso ter muita informação e suplementação adequada
Giuliana Reginatto
Banir o bife do prato, encher a geladeira de maçãs, alface e legumes. À primeira vista, o vegetarianismo parece ser apenas isso: uma dieta simples, cujo sucesso depende só de resistir às tentações da carne. Ser vegetariano, contudo, é uma opção mais complexa. Palavra de especialista. “Tirar a carne do cardápio não é garantia de alimentação saudável”, diz o nutricionista George Guimarães, pesquisador do tema.
Para preservar a saúde, o vegetariano deve se informar sobre o valor nutritivo dos alimentos, sozinho ou por meio de profissionais, de modo que consiga balancear sua refeição. “É trabalhoso, mas perfeitamente viável para todos: de atletas a executivos”, garante Guimarães. Experiência no assunto não lhe falta. Vegetariano desde os quatro anos, criou os filhos Lucas, 9 anos, e Lucius, 8, na mesma linha.
Os meninos da família Guimarães seguiram a linha vegana, uma das mais restritivas entre os vegetarianos, até os quatro anos: esse cardápio exclui, além das carnes, ovos e produtos à base de leite. “Por decisão da mãe, motivada pelo aspecto social, hoje eles são ovolactovegetarianos. Passaram a surgir situações complicadas: como ignorar o bolo da festinha do amigo, o queijo no macarrão na casa do colega?”, indaga.
Para Guimarães, crianças são mais sensíveis à questão. “Quando me dei conta de que comia bichos mortos, fiquei confuso”, lembra. O entretenimento infantil, aliás, já detectou esse viés emocional. No desenho Procurando Nemo há até um tubarão vegetariano. Em A Fuga das Galinhas, é impossível não vibrar quando as penosas vão à forra contra uma cruel exploradora de aves. Para os crescidinhos, vale a postura de Lisa, a pequena notável de Os Simpsons, que se recusa a comer ‘bichos mortos’.
Mesmo para um especialista em nutrição, apto a executar combinações certeiras entre os alimentos, há tarefas desafiadoras quando se trata de vegetarianismo. A principal delas é garantir o suprimento da vitamina B12. “Recomendamos, sobretudo ao vegano, fazer a suplementação da vitamina. Quanto ao ferro, feijão, melado de cana e castanhas são boas fontes.”
A orientação dietética de Guimarães encontra respaldo nas conclusões de vários profissionais da área médica: é consenso entre eles que a manutenção da saúde não depende do consumo de carne. Vegetarianos bem-informados costumam ser, aliás, menos suscetíveis a doenças cardiovasculares, diabete e certos tipos de câncer do que carnívoros. (leia mais no box na página seguinte).
Aliado à motivação nutricional, o argumento ecológico embutido na abstenção de carne tem ajudado a esverdear o prato de muita gente. Acusado de incentivar a devastação florestal e o efeito estufa, o comércio de carne tem recebido ataques até da ONU. No início do mês, a BBC divulgou um pronunciamento de seu principal cientista climático, Rajendra Pachauri, sobre o tema: “Comam menos carne. As pessoas estão reduzindo as jornadas de carro, ansiosas sobre suas pegadas de carbono, mas não percebem que mudar o que está no prato pode ter efeito maior”, disse.
No Brasil, o estilo verde tem despertado interesse. Segundo dados do grupo francês Ipsos, líder em pesquisas de opinião, 28% das pessoas entrevistadas no País disseram que “têm procurado comer menos carne”. Se o consumidor quer, o mercado oferece. O Carrefour, por exemplo, investe na linha Viver, com alimentos orgânicos, dietéticos ou à base de soja. Criada em 2006 com 80 produtos, dispõe hoje de 290 itens. Marcas famosas, como Sadia e Perdigão, já têm versões naturebas de suas delícias: de lasanhas sem queijo a hambúrguer de soja.
Veteranos do vegetarianismo, que descobriram o poder da comida da terra muito antes de a dieta cair nas graças de artistas e virar moda, comemoram o crescimento da onda verde. É o caso da cantora Patrícia Marx, que se interessou pelo assunto há 17 anos. “Há cinco anos não tinha isso tudo, ser vegetariano era mais difícil. O que me tocou, no início, foi o sofrimento dos animais, mas apesar da minha convicção, não fico fazendo sermão. Conto, porém, dos benefícios, inclusive estéticos: perdi sete quilos que jamais recuperei ao adotar essa dieta. Minha digestão melhorou, as dores de estômago sumiram”, relata.
Patrícia aderiu ao vegetarianismo de modo gradual. Aboliu primeiro a carne vermelha e, há nove anos, quando engravidou de Arthur, excluiu também aves e peixes. “Ficou mais fácil ser vegetariano. Encontro dezenas de restaurantes, há sanduíches vegetarianos até no supermercado. Esse estilo de vida vem conquistando o Brasil. Em 2002, quando morei em Londres, já havia até peito de peru feito de soja!”, lembra.
A ONU estima que 10% dos ingleses sejam vegetarianos. Para o Brasil, faltam dados específicos sobre o mundo verde. Há, porém, indicativos do crescente interesse pelo tema. “Recebo cerca de 5 mil visitas diárias em meu site, o vegetarianismo. Vejo uma demanda cada vez maior por informações”, diz a socióloga Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
Marly é gaúcha e aboliu a proteína animal há 25 anos, mas conta que antes foi até churrasqueira. “Tenho marca de cortes nos dedos. Quando mudei a dieta, vivia tendo de justificar minha escolha, me sentia um ET. Hoje é diferente: as pessoas é que tentam explicar porque ainda comem animais.”
Para evitar discussões indigestas, Marly escreveu em 1997 um livro introdutório ao assunto: Vegetarianismo - Elementos para uma conversa sobre. “Não gosto de patrulha. É preciso respeitar os demais. As pessoas já estão percebendo que há mais boi que gente no mundo. São 200 milhões! Falta conhecerem outros dados. Em estudos da SBV vimos, por exemplo, que o bandejão vegetariano traria uma economia de 30% para as empresas.”
No lar da apresentadora Fernanda Lima, o cardápio é meio a meio. “Só eu sou vegetariana. Meus filhos já começam a comer papinha de legumes cozidos em caldo de carne, mais tarde poderão escolher como querem se alimentar. Não é fácil ser vegetariano quando o sistema empurra você para o consumo exagerado de carnes. Essa foi uma das razões que me levaram a abrir o restaurante Maní, com 50% de opções vegetarianas e outros 50% de pratos com carnes”, conta.
Gaúcha, Fernanda é vegetariana há cinco anos e ainda se esforça para resistir aos prazeres da carne. “Foi difícil abandonar antigos hábitos. Gosto de churrasco e quando sinto o cheirinho me dá tanta vontade! O que incomoda é não saber quanto de hormônio é colocado nas carnes e quantas vezes aquilo já foi congelado e descongelado até chegar ao prato. Ao engravidar, senti muito desejo de carne e comi bastante. Aí, passava o dia sentindo um peso indigesto”, lembra. Ela percebeu, então, que a carne já passou do ponto em sua vida. “Sem carnes a digestão fica rápida e o intestino funciona perfeitamente”, conclui.
Para vegetarianos mais recentes, como Luis Godoy, 21 anos, que aderiu ao estilo há três anos, a geladeira sem carnes simboliza mais que uma dieta. Trata-se de um estilo de vida. “Vai além da tortura animal. O vegano colabora com o meio ambiente e com seu próprio corpo. Sinto a diferença na respiração, disposição e até no crescimento pessoal. Basta querer: hoje há muita informação.”
Amigos do publicitário Fábio Chaves, 26 anos, podem obter dados instantâneos sobre vegetarianismo. “Trago no bolso um folheto que fiz com dados da ONU. Não fico constrangido com piadas, o humor traz a chance de iniciar o assunto. Quando me perguntam sobre o porquê de não comer animais, eu rebato com outra questão: afinal, por que comê-los?”
OVOLACTOVEGETARIANO
A maior parte dos vegetarianos se enquadra nessa categoria. Inclui ovos e derivados de leite, o que diminui o risco de a pessoa vir a ter deficiência de proteína e cálcio. Há também o grupo dos lactovegetarianos, que admitem o consumo de derivados de leite, mas não incluem ovos na dieta. Já dentro da linha do ovovegetarianismo, o consumo de ovos é considerado permitido pelos adeptos.
FRUGÍVOROS
No frugivorismo, é permitido comer só frutas, nozes e alguns legumes. Há uma preocupação em não matar as plantas, consumindo só o que elas podem repor facilmente: os frutos. Existem ainda os simpatizantes do crudivorismo. Neste caso, nenhum dos alimentos, principalmente os brotos, são cozidos acima de 40ºC, ponto a partir do qual as enzimas dos vegetais começariam a ser destruídas.
VEGETARIANO RESTRITO
Não comem alimentos de origem animal em nome da saúde. Entre eles há os veganos, os mais radicais. Rejeitam carne, ovo, derivados de leite e produtos que imponham algum sacrifício ao animal: de mel a blusas lã - e até extratos à base de gordura animal presentes em certos cosméticos. Mais que dieta, veganismo é um estilo de vida. Alguns sequer vão ao cinema pois a película contém gelatina.
MACROBIÓTICA
Baseia-se na filosofia chinesa das forças complementares: yin e yang. O ‘yin’ é a força feminina e representa a tranqüilidade. O ‘yang’ é o lado masculino, a agressividade. Juntas, formam um todo equilibrado. Açúcar, chá, álcool, café e leite são alimentos ‘yin’. Entre os ‘yang’ estão queijos duros, peixe, ovos. Há alimentos com equilíbrio entre as forças: cereais integrais, frutas, sementes e legumes.
VERMELHO
Cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, Daniel Magnoni confirma que a dieta vegetariana reduz a exposição a doenças cardiovasculares e diabete, mas alerta: “Carnes fornecem ferro, zinco e selênio em maior quantidade”, diz. Segundo ele, “dependendo do conhecimento científico do vegetariano, há grande risco de anemia e desnutrição.” Doutora em ciência dos alimentos pela USP e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação, Silvia Cozzolino não indica a dieta para crianças. “A carne é essencial no crescimento. A criança com genética para medir 1m80 pode estacionar no 1m65, por exemplo. Além disso, o sistema imune fica mais vulnerável na falta de zinco. Para quem exclui leite, vale saber que ele é a melhor fonte de cálcio. Em adultos vegetarianos, fizemos estudos sobre níveis de zinco e ferro. Metade das mulheres mostraram carência nesses minerais. Por outro lado, sabemos que o churrasco libera substâncias cancerígenas. O bom é comer carne com moderação .”
VERDE
Coordenador do departamento de medicina da Sociedade Vegetariana Brasileira, Eric Slywitch garante que o único nutriente que pede atenção na falta de carne é a vitamina B12. “A falta dela existirá em toda dieta desequilibrada, com ou sem carne”, diz. Em compensação, os benefícios proporcionados pelos vegetais, segundo ele, compensam o cuidado com a B12. “O vegetariano tem diminuído em 88% o risco de câncer de intestino grosso e em 54% no caso do câncer de próstata”, afirma. Sobre a crítica contra a carência de ferro , Slywitch acredita haver exageros. “A carne tem cerca de 40% de ferro-eme, que é melhor absorvido pelo corpo, mas ela perde muito dele em seu congelamento e preparo. O ferro não-eme, de vegetais como feijão, é de absorção mais difícil, mas isso pode melhorar com boas combinações. Se o ferro for ingerido com vitamina C, há mais absorção; se for com chá preto há menos”, ensina. Mais dicas constam no livro dele: ‘Como combinar alimentação sem carne’, de 2006.
Congresso Vegetariano
Mais que aprender sobre nutrição, o vegetariano ganha dotes culinários espontaneamente. Afinal, para fugir do alface com tomate não raro é preciso ter doses de criatividade para cozinhar a própria comida. Este é o caso de Maria Laura Packer (foto), vegetariana há 27 anos. No 2º Congresso Vegetariano Brasileiro, que neste ano está sediado no Campus do Centro Universitário de Belo Horizonte (inscrições) e começa na próxima quinta-feira, ela traz receitas surpreendentes, com direito a tortas e brigadeiro - tudo sem leite ou ovos, já que Maria Laura, 49 anos, é vegana.
Autora do livro Vegetarianismo - Sustentando a Vida, Laura ministra cursos sobre ioga e vegetarianismo há 20 anos. “Não é só uma dieta, o veganismo envolve uma visão sociocultural do mundo, leva a novos interesses, traz uma busca espiritual muito grande. Nós nos transformamos naquilo que comemos. Se como algo fruto da crueldade, isso repercute na minha matéria mental. Não é à toa que o mundo anda tão violento e reativo. Pelo bem-estar pessoal, por ecologia ou pelos animais, o vegetarianismo é um ato de compaixão”, conclui. O congresso termina no próximo domingo.
Fonte: Jornal da Tarde
Postagem por Egon Henrique às 11:06 0 comentários
domingo, 21 de setembro de 2008
BALADA VEGETARIANA + PIZZADA VEG
Postagem por Egon Henrique às 22:20 0 comentários
Marcadores: Eventos
sábado, 20 de setembro de 2008
Torta de limão com chocolate
Receita
Para a massa:1 pacote de bolacha de maisena sem leite (Triunfo)
4 colheres de sopa de creme vegetal
Recheio de chocolate e avelã:
300g de chocolate meio-amargo vegano (meio amargo harald)
1 caixinha de creme de leite de soja (batavo)
1 colher de sobremesa de creme vegetal
2 colheres de sopa de Pralinutta (creme de avelã vegano, tipo nuttela)
1/2 pacote de gelatina sem sabor - substituida por ágar-ágar que eu dispenso
Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Adicione os demais ingredientes até formar um creme homogêneo. Despeje sobre a massa e leve à geladeira enquanto prepara o creme de limão.
Creme de limão
Uma lata de leite condensado de soja
1/2 lata de sumo de limão (ou menos, pq fica bem azedinho)
1 1/2 colher de sopa rasa de ágar-ágar e água para hidrata-lo.
Hidrate o ágar (depois conto direitinho como eu fiz. Como ficou granulado acho que eu errei alguma coisa, tem que continuar testando.). Bata tudo no liquidificador e despeje sobre o recheio de chocolate. Deixar na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.


Fonte: VegChica
Postagem por Egon Henrique às 23:11 0 comentários
Marcadores: Receitas
Polícia ambiental apreende 400 filhotes de papagaios
Apreensão em Ivinhema, Mato Grosso do Sul, foi a maior já feita no estado. Aves sobreviventes foram levadas para centro de reabilitação, a fim de ser preparados para voltar a viver na natureza.
Veja a matéria completa AQUI
Fonte: G1
Postagem por Egon Henrique às 22:49 0 comentários
Marcadores: Notícias
VOTO VEGANO
O Voto Vegano é um site colaborativo que pretende informar e ajudar aqueles que optaram pelo consumo consciente e não abrem mão quiçá também do voto consciente!
Vamos mostrar pros políticos exatamente o que queremos e não queremos. E vamos discutir em conjunto tudo isso!
Fonte: ANDA - Agência de Notícias dos Deireitos Animais
Postagem por Egon Henrique às 00:18 0 comentários
Marcadores: Notícias
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
"ANDA" Agência de Notícias dos Direitos Animais
O Anda, é uma agência que está sendo montada, pela jornalista e ativista do Veddas, Silvana Andrade.
Nessa última quinta-feira a candidata do pps, Soninha Francine, gravou um depoimento para o Anda, onde foi notíciado no jornal SPTV de são paulo.
Veja a seguir.
Veja a coluna publicada sobre o ANDA no jornal METRO. Clique Aqui
Postagem por Egon Henrique às 14:39 0 comentários
ATO DE REPÚDIO À APROVAÇÃO DA LEI AROUCA
Assista aqui.
Em breve serão divulgadas mais fotos e vídeos do protesto. Por hora, seguem algumas fotos e a relação de mídias atingidas.
Jornal Local, TV Brasilia (TV, local)
TV Câmara (TV, local)
Jornal Coletivo (jornal, local)
Programa Mundo Animal (rádio)
Rádio Capital (rádio, São Paulo)
União Planetária (TV fechada, nacional)
“A todos os que assinaram a petição do VEDDAS desde 2007 pedindo pela não-votação da Lei Arouca, esse ato foi para honrar o valor de suas assinaturas.” George Guimarães.
Mais informações: www.veddas.org.br
Postagem por Egon Henrique às 14:29 0 comentários
Marcadores: Notícias
COLÓQUIO E LANÇAMENTO DE LIVROS
COLÓQUIO E LANÇAMENTO DE LIVRO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP
Palestrante: Profª. Dra. Sônia T. Felipe
Doutora em Teoria Política e Filosofia Moral pela Universidade de Konstanz (Alemanha), com pós-doutorado em Bio-ética animal pela Universidade de Lisboa. Autora de: Por uma questão de princípios: alcance e limite da ética de Peter Singer em defesa dos animais (Boiteux, 2003); Ética e experimentação animal (Edufsc, 2007); co-autora das coletâneas: Éticas e políticas ambientais (Lisboa, 2004); Filosofia e direitos humanos (Edufc, 2006); Instrumento animal (Canal 6, 2008); O utilitarismo em foco (Edufsc, 2007); Correntes da ética contemporânea (Vozes, 2000); Bioética e direitos humanos (Editora da OAB/SC, 2002). Autora de dezenas de artigos disponíveis on-line nos sítios: www.vegetarianismo.
Data & Local
Horário: 19h30
Local: Auditório Iota - Campus Rudge Ramos - Universidade Metodista de São Paulo
Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP.
Outras informações: e-mail: filosofia@metodista
Fonte: Sentiens
Postagem por Egon Henrique às 11:15 0 comentários
Marcadores: Eventos
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
BALADA VEGETARIANA
Data: 09/10 (Quinta-Feira)
Hora: 10:30
Entrada: R$10,00
Local: VEGETALLE, Rua General Osório, 1577 - Cambuí - Campinas
PIZZA VEGANA À VONTADE
Postagem por Egon Henrique às 15:35 0 comentários
Marcadores: Eventos
Voluntário jornalismo
Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida
www.institutoninaro
Fone/fax: (11) 3868-4434 / 3868-4273
Educação Humanitária - um caminho para a paz
Receba informações sobre a causa animal. Escreva para institutoninarosa-
Postagem por Egon Henrique às 15:35 0 comentários
Marcadores: Geral
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
RECEITA VEGETARIANA NA TV.
Você que é de São Paulo ou que tenha o CANTAL, TV GAZETA
Assista HOJE, no programa TV Culinária das 13h as 14h da tarde
Uma receita vegetariana, lazanha....
Quem não tem tv a cabo, Canal 11.
Quem tem tv a cabo, procura.
Postagem por Egon Henrique às 17:10 0 comentários
Marcadores: Geral
Palácio do Planalto que dar sumiço em gatos
Coluna - Ilimar Franco - Panorama Político
O Globo
Gatos
A Polícia Florestal, a pedido do Gabinete de Segurança Institucional, concordou em dar sumiço em 52 gatos que vivem no estacionamento do Palácio do Planalto. A proliferação dos bichanos se deve à ausência de predadores no local.
Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
Cargo: Assessor Chefe de Imprensa
Nome: Homero José Zanotta Vieira
Telefone (s): (61) 3411.1480 (61) 3411.1479
E-mail: asscomgsi@planalto.
Cargo: Assessora de Imprensa
Nome: Márcia Costa Ribeiro Gonçalves
Telefone (s): (61) 3411.1480 (61) 3411.1479
E-mail: marciarg@planalto.
Fonte: http://clipping.
Postagem por Egon Henrique às 17:10 0 comentários
Marcadores: Geral
PRODUTOS 100% VEGETAL
H2O EVOLUTION - COSMÉTICOS
Uma empresa genuinamente brasileira, criada e voltada para cosméticos totalmente vegetais com embalagens recicladas.
Para a H2O Evolution cada produto representa um desafio realmente especial. A diferenciação começa pela escolha das matérias-primas, produção, acondicionamento em embalagens recicláveis e de visual diferenciado, às suas formulações que utilizam bases muito suaves, enriquecidas com extratos naturais, proteínas, silicones, filtro solar e óleos vegetais.
Veja a linha completa de produtos da H2O Evolution. Clique Aqui
O Mais importante, eles não testam em animais.
Postagem por Egon Henrique às 11:37 3 comentários
Marcadores: Dicas de Produtos
Ambientalistas resgatam orangotango acorrentado
Ambientalistas resgatam orangotango acorrentado na Indonésia
Fêmea de 16 anos estava abandonada em fábrica de roupas.
Animal pertence a espécie seriamente ameaçada de extinção.
Mutia, de 16 anos, estava acorrentada a um cano e desamparada quando um grupo de ambientalistas foi ao seu resgate, em Medan, na Indonésia, nesta quarta-feira (17). Ela foi encontrada numa fábrica de roupas.
A libertação é motivo de festa para os defensores dos animais. Afinal, a espécie da orangotango Mutia está seriamente ameaçada de extinção. Esses primatas estão em perigo por conta da redução de seu habitat e pelo contato crescente com populações humanas. Segundo os ambientalistas, não é incomum encontrar animais como ela mantidos ilegalmente como bichos de estimação naquela região do planeta.
Fonte: G1
Postagem por Egon Henrique às 11:20 0 comentários
Marcadores: Notícias
Poodle vai parar atrás das grades em Sinop
Poodle vai parar atrás das grades em Sinop
Três jovens foram apreendidas sem CNH e documento de carro. Sem terem com quem deixá-lo, levaram o cão para a cela da delegacia.Adolescentes são apreendidos e levam cachorro junto para a cela em MT
Um cachorro da raça poodle foi parar atrás das grades em Sinop (MT), que fica a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá, nesta segunda-feira (15). O animal estava com três adolescentes, que foram apreendidas por não apresentarem o documento do carro em que estavam e nem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A dona do cachorro disse à reportagem da TV Centro América que não
tinha com quem deixar o animal e acabou levando o cachorro para dentro das dependências da delegacia da Polícia Civil. As jovens ficaram em uma cela separada dos adultos.
Segundo informações da polícia, as jovens foram liberadas, algumas horas depois, com a chegada dos responsáveis, que assumiram o compromisso de levá-las posteriormente à Vara da Infância e da Juventude da cidade. O animal voltou para casa.
Fonte: G1
Postagem por Egon Henrique às 09:25 0 comentários
Marcadores: Notícias
terça-feira, 16 de setembro de 2008
'COMIDA vs ALIMENTAÇÃO'
'COMIDA vs ALIMENTAÇÃO'
Caro Sr. Secretário-Geral,
Em 1996, a “Declaração de Roma para a Segurança Alimentar” reafirmou “o direito de todas as pessoas de terem acesso a comida segura e nutritiva”. Os signatários também plasmaram nela o seu desejo político de “erradicar a fome de todos os países.”
Em 2008, desnutrição e fome em muitas partes do mundo estão não só a aumentar como a causar novos picos de sofrimento.
Colheitas más e perdidas, escalada de preços, práticas de cultivo insustentáveis são apenas alguns dos factores que contribuem para colocar em risco de morte as pessoas mais vulneráveis.
Não é aceitável que nem mesmo numa situação negra, com fome e desnutrição a matarem aproximadamente seis milhões de crianças por ano, elevadas percentagens de vegetais produzidos são ainda usados para alimentar animais.
Em nome da humanidade, uma comunidade global responsável não pode continuar a investir 7-16 Kg de grão ou feijão de soja, quase 15 500 litros de água e 323 m2 de área de pasto na produção de apenas um quilo de bife para aqueles que têm meios de pagar por ele. Precisamos desesperadamente de meios mais acessíveis e sustentáveis de garantir comida para todos.
Infelizmente, embora especialistas da FAO considerem “o gado a maior ameaça para o ambiente”, eles apenas recomendam formas diferentes de produção, algumas das quais susceptíveis de colocar ainda mais em risco um ambiente já vulnerável, talvez comprometendo a sua recuperação.
Todas as pessoas famintas, muitos milhões de vegetarianos e aqueles que procuram alternativas holísticas para tradições destrutivas têm o direito de esperar de quem tem o poder de decidir, governos e organizações internacionais, uma investigação científica de todas as alternativas disponíveis, incluindo o vegetarianismo. Este recurso e estilo de vida merece uma investigação séria e um esforço promocional, se não por outro motivo, pelo seu potencial de decidir a batalha “comida VS alimentação” em favor da humanidade.
Por este motivo, apelamos às Nações Unidas e suas agências que deixem de ignorar o vegetarianismo, e em vez disso estudem os seus múltiplos benefícios, com o objectivo de incorporá-los em futuras estratégias para um mundo livre de fome.
Sinceramente,
assinatura
Referências:
1. Declaração Universal dos Direitos Hunanos: “Toda a gente tem direito a um nível de vida adequado à sua saúde e bem estar, para si e a sua família, incluindo alimentação ...”
2. Declaração de Roma para a Segurança Alimentar no Mundo: “Consideramos intolerável que 800 milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente em países em vias de desenvolvimento, não tenham comida suficiente para suprir as suas necessidades nutricionais básicas. Esta situação é inaceitável.”
3. FAO: Criação de gado uma grande ameaça para o ambiente
Background:
1. Jens Holm: A indústria pecuária e o clima – mais de um terço do grão colhido para gado. É isto racional?
2. União Suiça para o Vegetarianismo: As consequências ecológicas do consumo de carne
Translation: Centro Vegetariano
Postagem por Egon Henrique às 11:22 0 comentários
Marcadores: Artigos