terça-feira, 16 de setembro de 2008

'COMIDA vs ALIMENTAÇÃO'

'COMIDA vs ALIMENTAÇÃO'

Caro Sr. Secretário-Geral,

Em 1996, a “Declaração de Roma para a Segurança Alimentar” reafirmou “o direito de todas as pessoas de terem acesso a comida segura e nutritiva”. Os signatários também plasmaram nela o seu desejo político de “erradicar a fome de todos os países.”

Em 2008, desnutrição e fome em muitas partes do mundo estão não só a aumentar como a causar novos picos de sofrimento.
Colheitas más e perdidas, escalada de preços, práticas de cultivo insustentáveis são apenas alguns dos factores que contribuem para colocar em risco de morte as pessoas mais vulneráveis.

Não é aceitável que nem mesmo numa situação negra, com fome e desnutrição a matarem aproximadamente seis milhões de crianças por ano, elevadas percentagens de vegetais produzidos são ainda usados para alimentar animais.

Em nome da humanidade, uma comunidade global responsável não pode continuar a investir 7-16 Kg de grão ou feijão de soja, quase 15 500 litros de água e 323 m2 de área de pasto na produção de apenas um quilo de bife para aqueles que têm meios de pagar por ele. Precisamos desesperadamente de meios mais acessíveis e sustentáveis de garantir comida para todos.

Infelizmente, embora especialistas da FAO considerem “o gado a maior ameaça para o ambiente”, eles apenas recomendam formas diferentes de produção, algumas das quais susceptíveis de colocar ainda mais em risco um ambiente já vulnerável, talvez comprometendo a sua recuperação.

Todas as pessoas famintas, muitos milhões de vegetarianos e aqueles que procuram alternativas holísticas para tradições destrutivas têm o direito de esperar de quem tem o poder de decidir, governos e organizações internacionais, uma investigação científica de todas as alternativas disponíveis, incluindo o vegetarianismo. Este recurso e estilo de vida merece uma investigação séria e um esforço promocional, se não por outro motivo, pelo seu potencial de decidir a batalha “comida VS alimentação” em favor da humanidade.

Por este motivo, apelamos às Nações Unidas e suas agências que deixem de ignorar o vegetarianismo, e em vez disso estudem os seus múltiplos benefícios, com o objectivo de incorporá-los em futuras estratégias para um mundo livre de fome.

Sinceramente,

assinatura

Referências:

1. Declaração Universal dos Direitos Hunanos: “Toda a gente tem direito a um nível de vida adequado à sua saúde e bem estar, para si e a sua família, incluindo alimentação ...”

2. Declaração de Roma para a Segurança Alimentar no Mundo: “Consideramos intolerável que 800 milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente em países em vias de desenvolvimento, não tenham comida suficiente para suprir as suas necessidades nutricionais básicas. Esta situação é inaceitável.”

3. FAO: Criação de gado uma grande ameaça para o ambiente

Background:

1. Jens Holm: A indústria pecuária e o clima – mais de um terço do grão colhido para gado. É isto racional?

2. União Suiça para o Vegetarianismo: As consequências ecológicas do consumo de carne

Translation: Centro Vegetariano

0 comentários: