quarta-feira, 15 de julho de 2009

Leão resgatado de circo em MS será transferido para SP

O leão Alex deve ser transferido para um santuário ecológico em Cotia (SP), nesta sexta-feira (17). Ele foi resgatado pela Polícia Ambiental de um circo em São Gabriel do Oeste (MS), no dia 4 de julho. A mudança de endereço do animal depende apenas da autorização dos superintendentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A liberação deve ocorrer ainda nesta semana.

Segundo o Promotor de Justiça de São Gabriel do Oeste, Alexandre Lacerda, uma equipe da Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg) deve chegar na próxima quinta-feira (16).

Resgate
O leão foi resgatado após uma denúncia informando que o animal era vítima de maus tratos em um circo. Ele estava preso em uma jaula de dois metros por quatro metros, estava fraco e teve as garras e presas serradas.

Segundo Lacerda, o circo não tinha documentação para manter o leão. “O dono do circo apresentou documentos que regularizavam a situação de apenas dois outros leões, mas este não poderia fazer parte”. Os dois leões não foram localizados. O promotor informou ainda que o circo foi multado pelo Ibama e pela Polícia Militar Ambiental.


Depois do resgate, o leão ficou provisoriamente abrigado no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Campo Grande. O promotor afirmou que o animal mostra boa recuperação. “Quando foi resgatado, ele estava debilitado e com diarréia, mas já se alimenta bem e está tomando suplementos vitamínicos”, disse.

Fonte: G1

0 comentários: