quarta-feira, 15 de julho de 2009

Leoa Xuxa ainda vai permanecer em circo, na Serra

A leoa Xuxa ainda vai permanecer no Circo Ben-Hur, que está em Jacaraípe, na Serra, mesmo após denúncias de maus-tratos e fiscalizações do Ibama. Já o avestruz será transferido ainda hoje pelo órgão ambiental para um sítio, não divulgado.

Na última sexta-feira, protetores dos animais formalizaram queixas de maus-tratos contra a leoa e o avestruz que atuam no circo. Mas até ontem os bichos ainda estavam no local.

Na tarde de segunda-feira, o Ibama foi ao local e confirmou que o avestruz precisava ser transferido, pois apresentava patas inchadas, falta de penas e dificuldades para se locomover. "A ave está com a gente há três anos, e essa pata já era assim. De qualquer forma, concordamos em deixá-la ir para um lugar melhor", contou a sócia do circo, Crizângela Camargo.

Diferentemente do avestruz, não foram constatados maus-tratos à leoa Xuxa. Segundo o veterinário e analista ambiental Vinícius Seixas Queiroz, o maior problema é o espaço da felina. "Podemos dizer, por avaliações pré-liminares, que o estado de saúde da leoa é razoável, o que não determina maus-tratos, mas também não é o ideal", afirmou.

O dono do circo, Arnaldo Camargo garantiu que novas instalações serão providenciadas para Xuxa. "Ela é minha, sou legalmente o dono dela e vou cuidar bem da minha leoa. Ela só volta para o show com tudo certo", disse.

Camargo afirmou que, se o órgão arrumar um lar para a felina, ele abre mão da Xuxa. "Vou adequar o espaço dela e atender às exigências do veterinário, mas dependendo do lugar, deixo ela ir", explicou.

Segundo o veterinário, a Xuxa é a quarta na linha de urgência. "Temos outros animais para abrigar. Como o dono do circo é o proprietário legal da leoa, ela fica com ele até conseguirmos o local", afirmou.

Fonte: Gazeta Online

0 comentários: