segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vira-lata é um cachorro esperto, fiel e carinhoso

Eles não estão à venda, não possuem pedigree nem sequer têm uma raça definida. Popularmente conhecidos como vira-latas, esses cães desprezados por muitos ganharam espaço em muitas famílias de Uberlândia e, hoje, adotar um cãozinho abandonado é mais que uma boa ação: é a certeza de ter por perto um fiel companheiro.

A comerciante Inez Cristina Bueno possui três cachorros, sendo dois Yorkshires e outro sem raça definida (SRD). Entre eles, a comerciante não tem dúvida em afirmar que a vira-lata Titi é a mais fiel e carinhosa. “O vira-lata é um cão muito carente e grato. De alguma forma, ele sempre tenta recompensar seu dono por tê-lo tirado das ruas”, disse.

A cadelinha Titi está na casa de Inez há três anos. Foi encontrada em uma caixa com uma ninhada de filhotes. Titi estava fraca e precisando de cuidados. “Minha intenção era ficar com ela por no máximo um mês. Consegui doar todos os seus filhotes, mas não tive coragem de devolvê-la para a rua. Ela é uma cadelinha que não dá nenhum trabalho”, afirmou Inez, que sempre leva no carro um saco de ração para alimentar os cães de rua. Apaixonada por animais, Inez já perdeu as contas de quantos vira-latas salvou. “Eu nasci assim, não posso ver um cão abandonado que dou logo um jeito de cuidar dele”, disse.

Associação em Uberlândia precisa de ajuda

Há 13 anos, a Associação de Proteção Animal (APA) realiza um trabalho com cães abandonados encontrados debilitados ou que foram atropelados. O presidente da Associação, Inácio Dimas, explica que a entidade não tem condições de ajudar mais animais, pois sobrevive unicamente da doação da comunidade.

“Não recebemos nenhum apoio da Prefeitura ou de empresas particulares, por isso priorizamos animais que chegam aqui com algum problema de saúde”, disse.

A APA possui hoje 260 cães e 150 gatos, todos disponíveis para doação. Eles vivem em uma chácara na cidade que está sendo reformada para melhorar a qualidade de vida dos animais.

Leia Mais...

Fonte: Diário de Uberlândia

0 comentários: