quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dicas para sua leitura, Os Bichos Ensinam - Odir Cunha

Os Bichos Ensinam
Odir Cunha

Editora: Codex
N° de páginas: 72 páginas
Preço: R$ 32,00

SINOPSE:

"Fruto de muitos anos de observação da vida dos animais, este novo livro de Odir Cunha, autor de Time dos sonhos, apresenta atitudes e características de alguns bichos que podem ser úteis para a vida das pessoas. São exemplos de paciência, determinação, união, valor às origens, coragem, entre outros, que servem para uma reflexão sobre a nossa própria existência."

Dois episódios, em fases bem distintas da minha vida, levaram-me à concepção deste livro. O primeiro aos 22 anos, quando eu lutava contra o tempo e as circunstâncias para freqüentar as aulas da faculdade de jornalismo e manter o trabalho de paste-up em um jornal de São Paulo. O outro, bem menos dramático, aconteceu mais de vinte anos depois, ao perceber, em um documentário do National Geographic, grande semelhança entre a situação vivida por um animal com aquela que me afligira tanto tempo atrás. Comparo estas duas situações na lição que abre este livro.

A partir dessa constatação inicial, eu, que sempre fui fanático por filmes sobre animais, tornei-me obsessivo por extrair novos aprendizados da vida desses seres que coabitam o planeta. Afinal, eles têm basicamente os mesmos objetivos que nós. Querem viver o maior tempo possível, e para isso precisam comer, beber e evitar maiores riscos, encontrar a(o) melhor parceira(o), ter filhos e protegê-los dos perigos, defender a si e à sua família dos inimigos, vencer os rivais, ser um líder... E tudo de uma maneira direta, sem dissimulações ou subterfúgios.

À procura do que podemos aprender observando a vida dos animais, assisti a mais de duas centenas de documentários. De alguns consegui tirar apenas um detalhe significativo; de outros, vários e profundos ensinamentos. Na verdade, por mais que nos julguemos tão acima dos demais seres vivos, a verdade é que somos mais uma espécie do sistema. Nosso grande mérito é ter um cérebro complexo, que nos permite aprender mais e mais rápido do que qualquer outro animal. Assim, este livro não passa de um pequeno exercício para este nosso cérebro, mas pode representar muito mais para a nossa consciência. Boas lições!

Onde Encontrar: Editora Cordex

1 comentários:

Anônimo disse...

conheÇo o odir Cunha, o autor deste livro. Ele é pai do Thiago, um amigo meu. Acho que vocês deveriam falar com ele. Ele gosta de falar dos seus livros. O telefone da casa dele é (11) 36753932.