quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vegetarianos 1 X 0 McDonald's


Muitos se lembram quando, em 2007, o McDonald's lançou o Veggie Crispy, um sanduíche que vendia como sendo próprio para vegetarianos. Bom demais para ser verdade: apurou-se que o sanduíche continha aroma natural de frango na sua composição. Muitos vegetarianos se sentiram ofendidos e enganados pela empresa. Mas pelo menos um decidiu buscar uma reparação na Justiça. E saiu vitorioso.

Abaixo, em entrevista para a SVB-Poa, o gaúcho Tiago Orengo revela os detalhes por trás dessa história.


Tiago, você comprou o Veggie Crispy pensando estar consumindo um produto vegetariano?

Sim, sou vegetariano há mais de 07 anos e sempre sou muito cuidadoso com a leitura de rótulos, cardápios e afins. Desconfiei pelo passado da Empresa, mas ao acessar o site deles e ver a recomendação na barra do site de que era "uma ótima opção para vegetarianos". Um ponto que me fez acreditar foi que após a divulgação do documentário "Super Size Me", a empresa havia adotado a presença de legumes e frutas em seu cardápio como uma medida de passar uma imagem mais saudável, então acreditei que podiam estar adotando este produto como um ato de respeito à opção alimentar vegetariana. A cadeia de lanchonetes Burger King tem, no Reino Unido, dois sanduíches para vegetarianos e em alguns outros países também, infelizmente no Brasil não. Pensei que o McDonald's estava querendo ganhar dinheiro ao incluir vegetarianos entre seus consumidores e não apenas enganar a totalidade dos vegetarianos com propaganda enganosa.


Como foi que constatou que o produto não era adequado para vegetarianos?

Descobri através de uma publicação denominada "Vida Vegetariana" que publicou matéria online na qual o SAC do McDonald's admitia que o produto continha "aroma de frango".


Então decidiu processar o McDonald’s?

Sim, me senti ultrajado de ter meu direito à opção alimentar violado, por esta empresa. Resolvi portanto buscar meus direitos.


Como foi o processo? Foi por danos morais ou propaganda enganosa? A questão foi bem compreendida pelo juiz?

O processo transcorreu no juizado de pequenas causas e demorou cerca de um ano e meio do ingresso até a sua conclusão. Foi julgado em duas instâncias, o primeiro julgador deu ganho de causa a favor de McDonald's, aceitou a tese do advogado da empresa de que teria sido um engano a propaganda na internet e ainda me culpou por não ter identificado o gosto do "aroma de frango" que estava mascarado no sanduíche, para mim foi revoltante. Em segunda instância, a Turma Recursal revisou a decisão e deu ganho de causa para mim. Decretou que O McDonald's fez propaganda enganosa, visando vender um produto para vegetarianos que claramente não era adequado ao seu consumo. E esta propaganda enganosa gerou no caso específico danos morais e os mesmos tiveram de ser reparados por meio de indenização.

O que significa essa vitória para você?
Essa vitória para mim teve um gosto especial, por ser o primeiro processo que advoguei em causa própria e por ser uma causa tão justa. Um consumidor vencer uma Multinacional tão poderosa não é pouca coisa. Um vegetariano ter seus direitos respeitados no Brasil é algo também que infelizmente ainda é raro. Mas são pequenas vitórias como essa que irão mudar as coisas e garantir a nossa opção alimentar. Acredito que num futuro próximo a humanidade não precisará se alimentar de dor e desespero.


O que pensa sobre o projeto de lei do senador Expedito Júnior, que obriga as empresas a mencionarem nas embalagens a presença de ingredientes de origem animal?

Não sabia sobre este projeto, mas, agora que me interei, sou completamente a favor. Alías, ao consumir um produto importado, a batata chips da marca Pringles, notei que existe um selo nos diferentes sabores dela alguns que garantem o consumo seguro para vegetarianos e outros para veganos. Desde esse dia, pensei que os consumidores brasileiros também deveriam ter esse direito. Assim como o selo de produtos transgênicos, esta ideia merece o total apoio já que nós vegetarianos perdemos muito tempo lendo rótulos e mesmo assim não temos certeza de algum "ingrediente secreto" que possa estar presente no produto. Questão de respeito e inclusão, selo já!


Deixe um recado para os consumidores vegetarianos.

A todos os vegetarianos, deixo o meu abraço e parabéns pela disciplina que é necessária para ser vegetariano em um país onde os consumidores são tão desrespeitados como o Brasil. No recente episódio da Gripe do Porco, constatamos mais uma vez o poder da indústria da carne no Brasil, já que mudaram o nome da gripe e tentaram mascarar a sua origem, a criação intensiva de animais para o consumo humano. Todos sabemos que o consumo de carne é desnecessário e só traz malefícios, mas temos que exercitar nossa tolerância todos os dias ao conviver com pessoas que ainda não tiveram esta mesma percepção.

Agradeço ao Mestre DeRose e aos meus professores e colegas de Swásthya Yôga por terem me mostrado que a verdadeira comida vegetariana é saborosa, colorida e que ter cuidado com o que se come é ter cuidado consigo mesmo. Obrigado a equipe da SVB Porto Alegre por divulgar o ocorrido e por suas múltiplas lutas na defesa do vegetarianismo.

Fonte: SVB Poa

0 comentários: