terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Dica - Proteja seu cão contra a LEISHMANIOSE

COM A CHEGADA DO VERÃO DEVEMOS PROTEGER NOSSOS CÃES CONTRA A LEISHMANIOSE

Doença que pode ser transmitida aos humanos é problema de saúde pública e já afeta vários Estados brasileiros

A leishmaniose é uma doença infecciosa que afeta vários animais além do homem. É causada por um protozoário ( Leishmania ) que invade e se reproduz dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos da pele) da pessoa ou do cão infectado. Existem dois tipos : visceral e tegumentar

Transmissão

Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e que, dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalhinha, asa dura, palhinha ou birigui. Por serem muito pequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas comuns. São mais comumente encontrados em locais úmidos, escuros e com muitas plantas.

Sintomas
Os principais sintomas no cão são : perda de pêlo, febre prolongada, emagrecimento, feridas rasas em orelhas, articulações, focinho e cauda, e crescimento exagerado das unhas.

Os sintomas no homem variam de acordo com o tipo da leishmaniose. Na leishmaniose visceral, ocorre febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço, podendo levar a morte.

No caso da tegumentar, surge uma pequena elevação avermelhada na pele que vai aumentando até se tornar uma ferida

A prevenção é o melhor caminho

Prevenir a picada do mosquito transmissor da leishmaniose é uma prioridade para reduzir o risco das infecções em animais e humanos. O uso frequente de Advantage Max 3 no cão, auxilia na prevenção de leishmaniose, pois repele o mosquito transmissor da doença.

Combinado a isso , deve-se evitar a permanência em áreas muito próximas à mata, principalmente no fim de tarde, e manter as áreas externas limpas, sem matérias orgânicas.

" Devemos lembrar que o uso de um repelente do mosquito transmissor da doença no cão é uma das medidas no combate à doença. Em virtude de haver vários elementos envolvidos na cadeia de transmissão da leishmaniose, as estratégias de controle devem ser um conjunto de medidas como educar a população, fazer o diagnóstico precoce da doença, saneamento ambiental e medidas de proteção individual, como o uso de repelentes", comenta a veterinária Vivian Ramos chefe de produto da unidade de Animais de Companhia da Bayer HealthCare.[14]

No Brasil, locais como: Bahia, Ceará, Piauí, Belém do Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Interior de São Paulo, a doença é uma realidade. Em Cotia e Embu, vizinhas da capital, a leishmaniose canina também já está presente.
Sobre a Bayer HealthCare

A Bayer HealthCare é um subsidiária da Bayer AG, uma das empresas líderes na inovação de produtos médicos e para o cuidado da saúde, e está localizada em Leverkusen, na Alemanha. A Empresa alia as atividades globais das áreas de Saúde Animal, Consumer Care, Diabetes e Farmacêutica. Os trabalhos da área farmacêutica são comercializados sob a marca Bayer Schering Pharma. A principal missão da Bayer HealthCare é descobrir e produzir produtos que melhoram a qualidade de vida humana e animal ao redor do mundo.

Fonte: SEGS

0 comentários: