terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Animais silvestres invadem a cidade

DOURADOS – Na madrugada de ontem, uma raposa buscou abrigo em residências do Jardim Santa Maria. Assustada, ela percorreu a casa de três vizinhos. Na última, foi capturada e mantida nos fundos do quintal para ser resgatada pelo Ibama. Por ser feriado local, dia de Nossa Senhora Maria Imaculada Conceição, Padroeira de Dourados, o Ibama não tinha fiscais para recolher a raposa, que será capturada hoje.
Durante todo o dia de ontem o animal recebeu atenção dos moradores, foi alimentado, tomou muita água e teve que ficar separado de cachorros da vizinhança, que a perseguiram quando ela correu pela rua em busca do refúgio.
Segundo o agente de fiscalização do Ibama, Vicente Garcia Lopes, na região do Santa Maria há chácaras e sítios, locais propícios para o habitat da raposa. Por se tratar de um animal silvestre, provavelmente será encaminhada a uma reserva florestal.
Os bichos apreendidos pelo Ibama e outros órgãos ambientais, muitas vezes, são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), antes de retornarem ao habitat natural. Mas, segundo Vicente Lopes, a maioria dos animais encaminhados ao Cras são domesticados e necessitam de cuidados especiais. Os demais são soltos na natureza.
Em Dourados, o Ibama já apreendeu lobinhos, cutia, guatis, gambás, jaguatiricas, macacos, sucuri, entre outros animais e serpentes que buscam abrigo na cidade. Em recente entrevista ao O PROGRESSO, o analista ambiental do Ibama, Sandro Roberto da Silva Pereira, explicou que a degradação ambiental na região, principalmente pelas queimadas, pouca cobertura florestal, além da captura ilegal, podem estar afugentando os animais que acabam desorientados, vindo parar na cidade. Ele acredita que com a intensificação da atividade sucroalcooleira, as queimadas vão contribuir para afugentar ainda mais as diversas espécies.
A mortandade de animais de médio e grande porte nas rodovias do Estado também preocupa. Neste final de semana, O PROGRESSO fotografou um tamanduá morto por atropelamento na MS-156, entre Itaporã e Maracaju. Na MS-376, entre Dourados e Fátima do Sul também é constante ver bichos mortos à beira da rodovia.

RAPOSA
A raposa é um animal que tem grande resistência física e se adapta a lugares com facilidade. Normalmente, as fêmeas são menores que os machos. Alimentam-se de pequenos roedores, coelhos e aves, peixes, insetos e alguns frutos silvestres. Em geral, come cerca de 500 gramas por dia e o restante esconde, para consumir no outro dia.
A raposa pode chegar a ter 20 esconderijos de comida e se lembra de todos eles. Possui hábitos noturnos e não é um animal fácil de se ver, pois é muito ágil e se locomove com facilidade. Ela pode atingir um metro de comprimento e pesar até 10 quilos.
Denúncias podem ser feitas ao Ibama pelo telefone 3421-5304 ou na Linha Verde do Governo Federal: 0800- 618080 (gratuito).

Fonte: Jornal O Progresso

0 comentários: