sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Semana dos animais

Direitos e deveres Eventos como doação de cães e gatos e palestras sobre posse responsável, marcarão as comemorações

Uma semana voltada às discussões e orientações sobre animais tem início hoje na cidade, dentro das comemorações da Semana Municipal dos Direitos dos Animais, conforme lei municipal criada em 2002. A SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais) estabeleceu, até o dia 7, uma programação que envolve palestras, aulas gratuitas de adestramento e mesa-redonda sobre o tema. Na praça José Bonifácio, uma série de eventos será promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, de hoje ao dia 3.

A finalidade da Semana é realizar campanhas educativas visando à orientação da população sobre os direitos e necessidades dos animais e a posse responsável. A diretora do CCZ, Eliane de Carvalho Silva, destaca que os eventos na praça contarão com a realização de feira virtual de animais, orientações sobre posse responsável, apresentação de trabalhos de alunos da rede municipal de Educação, distribuição de folhetos sobre os direitos dos animais e balões para as crianças. Na sexta-feira (03), acontece a tradicional feirinha de doação de filhotes.

Pela SPPA, o objetivo da campanha é orientar contra o abandono e os maus-tratos contra animais. A programação tem seu ponto alto no sábado (04), quando acontece a missa da bênção dos animais, às 8 horas, na Igreja Sagrado Coração de Jesus (Frades), na Paulista. Na praça em frente à igreja, serão realizadas atividades direcionadas ao incentivo à posse responsável e uma feira de doação de cães e gatos. "Os interessados em adotá-los, preenchem um cadastro e se comprometem a ter condições para tratá-los adequadamente", disse a presidente da entidade, Cristina Arzolla. "Alguns desses animais que serão oferecidos em adoção estão em lares transitórios e outros em clínicas veterinários. São animais recolhidos das ruas, vítimas de maus-tratos, alguns até permaneceram 90 dias em tratamento e agora já estão bons, a espera de um dono", falou.

Segundo a bióloga Cristiane Naval Filletti, voluntária na SPPA, informar sobre a posse responsável é necessário para conscientizar sobre os cuidados que o dono precisa ter com o animal, desde a aquisição passando pelo alimentação, assistência médica, vacinação, carinho e respeito ao tempo de vida. "Animal não é brinquedo de criança, precisa ser tratado como um integrante da família", ressaltou Cristiane.

Ainda no sábado, a partir das 9 horas, no mesmo local, os adestradores de cães Alex Fabiano Mendonça, Arquimedes Garrido e Humberto Pires da Rosa realizam palestra sobre posse responsável. "As pessoas poderão levar seus animais para participar de uma aula gratuita de adestramento", convidou Rosa, lembrando que haverá sorteio de brindes.

IMAGEM. Fotógrafos profissionais e amadores poderão concorrer a prêmios ao inscrever imagens de animais no concurso fotográfico da SPPA, que tem inscrições abertas de hoje até novembro. As fotografias podem ser em dois tamanhos: 13x18 ou 20x15, pagando taxas de R$ 3 ou de R$ 5. Não há número definido de imagens para a participação, mas o júri irá selecioná-las de acordo com as categorias Cachorro, Gato ou Outros Animais, domésticos ou silvestres.

Também serão abertas a partir de hoje, na SPPA, as inscrições para o 3º Mutirão de Castração, que acontece na primeira semana do mês de novembro, para atender aos proprietários de animais que não podem pagar pelo serviço ou mantenham uma grande quantidade de animais.

MESA-REDONDA. No dia 7, das 14 às 17 horas, na sala 5 do bloco 3 do campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), acontece a mesa-redonda Direitos dos Animais: Legislação e Aplicabilidade nos Dias Atuais, envolvendo estudantes e professores dos cursos de Direito e Biologia. Entre os temas, também serão apresentadas questões sobre tráfico de animais.

CCZ festeja na praça

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza hoje, amanhã e na sexta-feira (3), várias ações em comemoração à Semana Municipal dos Direitos dos Animais. Nos três dias, das 10 às 14 horas, haverá barracas com painéis feitos por crianças da rede municipal de ensino, com orientações sobre posse responsável.

De acordo com a coordenadora e veterinária Eliane de Carvalho Silva, serão distribuídos balões coloridos e folhetos informativos com frases relativas à defesa dos animais. Haverá ainda a doação virtual. "Levaremos um computador até a praça, para mostrarmos fotos de filhotes e adultos que estão disponíveis para doação desde a última semana. As pessoas que se interessarem por algum deles, poderão adotar no ato e depois marcar um dia para buscar o animal no CCZ", disse Eliane.

A exposição online, segundo ela, permitirá também que a população encontre animais que foram perdidos. "De repente, nós capturamos esse animal e o dono irá recebê-lo de volta."

Na sexta-feira, de acordo com a veterinária, será realizada feira de filhotes já vermifugados, vacinados e chipados (equipamento de identificação implantado na pele). "Quem adotá-los terá direito à castração." (Ana Cristina Andrade)

SERVIÇO

Semana Municipal dos Direitos dos Animais


De hoje ao dia 3, das 10 às 14 horas, na praça José Bonifácio

Informações sobre os eventos da SPPA: (19) 3434-4235 ou 9275-1040

Fonte: Gazeta de Piracicaba

0 comentários: