CURSO EM FLORIPA- MODELOS ANIMAIS: ASPECTOS ÉTICOS E EPISTEMOLÓGICOS
MINI CURSO SEPEX 2008 (7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC)
Conteúdo programático
Modelos animais e paradigmas de ciência. Antropocentrismo, especismo e Ciência. Fundamentos epistemológicos subjacentes à falibilidade dos dados provenientes de experimentos com animais não humanos: visão reducionista x visão sistêmica. Impactos nos planos ético, educacional e científico da hegemonia dos modelos animais. Contextualização de resultados falsos ou inconclusivos, que ameaçam tanto a saúde humana, quanto a de outros seres que integram a Biosfera.
Modelos animais e paradigmas de ciência. Antropocentrismo, especismo e Ciência. Fundamentos epistemológicos subjacentes à falibilidade dos dados provenientes de experimentos com animais não humanos: visão reducionista x visão sistêmica. Impactos nos planos ético, educacional e científico da hegemonia dos modelos animais. Contextualizaçã
Objetivos
1. Identificar os fundamentos éticos e epistemológicos subjacentes aos modelos animais.
2. Listar as principais características das visões de mundo e paradigmas de ciência reducionista e sistêmica.
3. Discutir o ethos da relação entre os seres humanos e os outros
animais na cultura industrial e o conceito de especismo.
4. Analisar o nexo entre a falibilidade dos dados provenientes de
estudos em animais não humanos e o paradigma de ciência mecanicista e reducionista que orienta tais estudos.
5. Contextualizar as implicações educacionais e éticas decorrentes da hegemonia dos modelos animais no ensino e na pesquisa.
Vagas: 20
1. Identificar os fundamentos éticos e epistemológicos subjacentes aos modelos animais.
2. Listar as principais características das visões de mundo e paradigmas de ciência reducionista e sistêmica.
3. Discutir o ethos da relação entre os seres humanos e os outros
animais na cultura industrial e o conceito de especismo.
4. Analisar o nexo entre a falibilidade dos dados provenientes de
estudos em animais não humanos e o paradigma de ciência mecanicista e reducionista que orienta tais estudos.
5. Contextualizar as implicações educacionais e éticas decorrentes da hegemonia dos modelos animais no ensino e na pesquisa.
Vagas: 20
Data: 23/10/2008
Horário: 08h às 12h
Carga horária: 04 horas
Local: Sala dos Conselhos do CCB
Fonte: InfoSentiens
0 comentários:
Postar um comentário