sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Grupo é exemplo de amor aos animais domésticos

Pessoas sensibilizadas com os animais abandonados pelas ruas demonstram uma de suas facetas mais belas, a solidariedade. Saiba como ajudar


Mais um cão doente encontrado nas ruas e “levado” pelos funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Palmas (CCZ). Essa cena se repete pelo menos 50 vezes por dia. O destino mais provável seria a execução desses bichos, se não fosse o trabalho de uma equipe que ajuda na integração desses animais. Tudo feito com muito amor e dedicação. Uma iniciativa baseada no propósito de valorizar animais domésticos tem feito com que dezenas de cães e gatos sejam tratados e alimentados por cerca de vinte membros da Associação Vida, de Palmas. A maioria dos animais é apanhada no CCZ e enviada aos associados para cuidados de saúde e encaminhamento à adoção.

“A tarefa é árdua e, por vezes, incompreendida por amigos e vizinhos. Meu marido já pediu diversas vezes que eu pare de me preocupar com esses bichos. Mas não consigo”, diz Edilene Cruz, uma das associadas. O amor incondicional por cães e gatos fez com que ela e dezenas de amigos, criassem a Associação Vida, que hoje conta com três veterinários e uma equipe preparada para orientar a adoção.

Em sua casa, cães e gatos dividem o mesmo espaço que Edilene. Seja na varanda, na sala ou na cozinha, as gatas Merengue, Rosinha, Aninha, Cupinha e Tutz recebem o mesmo carinho dado à família e amigos. “Aqui eles são tratados como filhos, até serem adotados”, diz Edilene. Ela explica que iniciou o ano com cerca de 50 animais. Além de medicados, os animais são castrados e depois de adotados recebem o acompanhamento da Associação periodicamente. “Assim a gente sabe se o animal se adaptou ao novo lar”, completa.

"Sempre fui apaixonado por cachorros", assim o funcionário público Aleandro Moreira das Neves, define sua atuação em defesa de cães e gatos abandonados nas ruas de Palmas. “Desde criança aprendi a conviver com animais em casa. A Pandora e a Xena ainda têm espaço garantido aqui”, diz ele ao se referir a cadela da raça pastor alemão e sua “gatinha vira-lata”, que adotou a mais de cinco anos. Para o funcionário público, que mora sozinho há um ano, “a companhia dos bichos é uma diversão só”.

Lucilândia Maria Bezerra, veterinária, trabalha com animais de estimação a mais de 20 anos e diz que é gratificante poder contar com pessoas que se preocupam com animais abandonados. Ela própria, em sua empresa, organiza um sistema de adoção de animais. “São pessoas especiais. Pessoas que devem servir de exemplo, porque elas se sensibilizam com a causa dos seres vivos que não têm a quem recorrer quando necessitam de ajuda”, explica. Para ela, conviver diariamente com os bichos tornou-se além de uma profissão uma oportunidade vital de integrar o amor à realização pessoal. “Eles são essencialmente puros, amáveis, simples e conseguem dar 100% de amor sem querer absolutamente nada em troca. Isso não é sonho, é uma realidade”, diz.

Quero um

bichinho!

Quem deseja adotar ou até mesmo doar um animal para os cuidados da Associação Vida, pode procurar os associados todos os domingos na Feira do Bosque de Palmas, ou contatar a equipe através do telefone: 3225-1744.


Danillo Neres danilloneres_neres@yahoo.com.br

Fonte: Jornal O Girassol

0 comentários: