terça-feira, 23 de junho de 2009

Greenpeace defende fim de programas de caça à baleia

A organização ecologista Greenpeace criticou hoje a ineficácia da Comissão Baleeira Internacional (CBI) na gestão das populações de cetáceos e defendeu a suspensão de todos os programas de caça até ser alcançado um acordo.

Numa declaração para marcar a 61ª reunião plenária da CIB que decorre a partir de hoje até 26 de Junho no Funchal, a Greenpeace sustentou que «a CIB nunca foi bem sucedida na gestão das populações de baleias».

«Mesmo em benefício da indústria baleeira, as suas tentativas ficaram marcadas pelo falhanço dos planos de conservação e conduziram a uma redução considerável das populações e espécies», afirmou.

Salienta que se não forem adoptadas medidas para reduzir drasticamente ou acabar com os incidentes com as baleias e redes de pesca, «a actual captura da baleia cinzenta ocidental vai levar à extinção desta espécie durante este século».

Nesta declaração, a Greenpeace aponta que este tipo de actuação «continua a impedir a recuperação das populações da baleia-franca-do-Atlântico Norte», acrescentando que a espécie vaquita continua gravemente ameaçada e, há dois anos, a beluga foi declarada extinta.

Fonte: Diário Digital

0 comentários: