terça-feira, 23 de junho de 2009

Filhote de golfinho morre após ser resgatado em praia de PE

Um filhote de golfinho-rotador (Stenella longirostris) morreu após ter sido resgatado quase sem forças para nadar na praia de Serrambi, município de Ipojuca, a 70 km do Recife (PE). Um pescador e fiscais do Ibama-PE ainda se revezaram durante 4 horas para segurar o animal dentro d'água em uma tentativa de mantê-lo vivo até a chegada da equipe de remoção.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ibama-PE, o cetáceo morreu na chegada ao Centro de Mamíferos Aquáticos, em Itamaracá. Há suspeitas de que a causa tenha sido provocada pela pesca com explosivos. Conforme os fiscais, o golfinho estava atordoado e não conseguia se manter na superfície.

Integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação também participaram do resgate. O chefe da fiscalização do Ibama-PE, Leslie Tavares, informou que pescadores locais deram o alerta sobre a situação do animal.

O Ibama-PE informa que a pesca com explosivos é altamente prejudicial à vida marinha, além de ser uma atividade desleal com os próprios pescadores. Cada explosão é capaz de matar espécimes de todos os tamanhos em um raio de até 200 m, diminuindo os estoques e inviabilizando a sustentabilidade da pesca.

Fonte: Notícias Terra

0 comentários: