quarta-feira, 13 de maio de 2009

União Européia decide por banir importação e comercialização de produtos derivados de focas


O Parlamento Europeu, situado na França, aprovou ontem (05.05) a interrupção do comércio de produtos derivados de foca em toda a União Européia (UE). A proibição abrange a carne de foca, óleo, banha, órgãos e peles (em bruto, curtidas ou acabadas). No plenário, 550 deputados votaram a favor da proibição, 49 contra e houveram 41 abstenções.

Na prática, a decisão da UE irá fazer com que milhares de focas deixem de ser mortas anualmente no Canadá, e que lojas de grife como a Armani não comercialize produtos confeccionados em pele de foca.

"Muitos países como a Holanda e a Inglaterra já tem restrições, e nós queríamos que a proibição fosse estendida para todos os países membros", diz Arlene McCarthy, deputada do grupo socialista no Parlamento Europeu.

Já Rebeca Aldworth, da Humane Society International (Sociedade Humanitária Internacional) afirma que "consumidores não querem produtos que envolvam crueldade". Ainda segundo ela, a decisão tem a aprovação inclusive dos canadenses. "Derivados de foca estão em todo o lugar. A pele é tingida e muitas vezes tosada, mas com essa proibição nós vamos garantir que os produtos nem cheguem aos países da União Européia."

O veto exclui produtos de comunidades indígenas no Canadá e na Groelândia, contanto que sejam derivados exclusivamente da caça de subsistência. "Nós não temos outra atividade, nada do que podemos sobreviver. É uma catástrofe para nós", disse Mecka Mike, indígena canadense que não concorda com o fim do mercado de produtos de foca.

A deputada Arlene McCarthy rebateu as críticas de Mecka Mike: "Nós entendemos o problema e apoiamos a causa dos indígenas, por isso não restringimos produtos deles, apenas o comércio massivo do Canadá, que caça em torno de 350 mil focas todos os anos".

A deputada holandesa no Parlamento Europeu, Esther Lange, deixou claro que a decisão não foi tomada apenas para agradar a população. "Temos nos dedicado a este tema há anos, muito antes das eleições terem sido agendadas. Mas só agora finalmente conseguimos o que queríamos."

A lei aprovada no Parlamento Europeu precisa ainda ser incorporada à legislação dos 27 membros do bloco. Segundo especialistas, este processo deve ser finalizado até o fim outubro.


ENQUANTO ISSO, NO CANADÁ...
Já começou a circular a notícia sobre a proibição na importação de produtos derivados de focas por parte da União Européia. Quem não gostou nada do assunto, foi o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper. Ele e líderes do bloco econômico europeu se reúnem a partir de hoje (06.05), em Praga, na República Tcheca. Apesar da reunião ter sido marcada antes da aprovação da norma, o assunto deve ser prioridade no encontro.

"O governo canadense não recorreu à Organização Mundial do Comércio após proibições feitas nos Estados Unidos e na Holanda, por exemplo. Nós redigimos a proibição de uma forma que não há como contestá-la judicialmente.", disse a deputada McCarthy.


DADOS
A ministra da pesca canadense, Gail Sheal, declarou em entrevista coletiva que o país autorizou a matança de 280 mil focas neste ano. O número é superior ao autorizado nos anos de 2008 (275 mil) e 2007 (270 mil).

Fonte: Vida Vegetariana

0 comentários: