quinta-feira, 7 de maio de 2009

Parlamento vai debater proibição de animais selvagens nos circos

Esta tarde no Parlamento, a proibição de animais selvagens nos circos vai ser debatida pelos deputados. O Bloco de Esquerda, o PCP e «Os Verdes» vão apresentar três propostas que já foram aplaudidas pelo presidente da Associação Animal, mas contestadas pelo circo Chen.

O Parlamento vai debater, esta quinta-feira, a proibição de animais selvagens nos circos.

O Partido Comunista Português (PCP) e «Os Verdes» vão apresentar dois projectos-lei no sentido de proibir a presença e consequente utilização de animais selvagens no circo.

Já o Bloco de Esquerda vai apresentar uma recomendação ao Governo.

Três propostas que já foram saudadas pelo presidente da Associação Animal, Miguel Moutinho, que considerou, em declarações à TSF, que os circos não têm forma de manter animais selvagens em cativeiro.

«Não há como manter animais em circos com condições dignas. É por isso, que vários Estados em todo o mundo têm tomado medidas no sentido de proibir» esta prática, sublinhou.

Há cinco anos, a Associação Animal investigou a utilização de animais nos circos e Miguel Moutinho recordou à TSF algumas das conclusões dessa investigação.

«Em todos os circos que investigámos, dos mais pequenos, aos maiores, em todos encontrámos animais a viverem em condições miseráveis, a exibirem feridas ensanguentadas, situações de agressão, nomeadamente no Vitor Hugo Cardinali», acrescentou.

Estes argumentos são contestados por Miguel Chen, director do circo Chen, que qualificou como ridículas as propostas que hoje vão ser discutidas na Assembleia da República.

«Acho isto um bocado ridículo. Os animais sempre existiram no circo, mas a verdadeira preocupação destas pessoas é pelos animais em si ou pelos animais do circo?», questionou o director do circo Chen.

«É que nesse caso, têm que deixar de comer carne e não deixarem os animais irem tão apertados para o matadouro», concluiu.

Miguel Chen garantiu ainda, e ao contrário do que afirmam as associações de Defesa dos Animais, que nos circos os animais não são mal tratados, justificando com os números das plateias.

«Acham que o circo está continuamente cheio porque as pessoas não gostam de animais? Quantas pessoas têm a apoiá-los? Mil, dez mil? Nós temos milhões porque se as pessoas vêm ao circo é porque gostam», afirmou Miguel Chen.

Obs: Notícia escrita em português de Portugal.

Fonte: Rádio Tsf Portugal

0 comentários: