segunda-feira, 25 de maio de 2009

Agentes do IBAMA mata caçador

O caçador morto na noite de ontem em Jandaíra foi identificado pelo nome de Emanoel Josian Barbosa, segundo informações não oficiais do ex-prefeito do município, Silvano Pinheiro da Câmara. Os agentes do Ibama que participaram da operação que resultou na morte do caçador teriam detido um adolescente de 16 anos de idade, trazendo-o para Natal.

O assassinato ocorreu por volta das 22h em local de difícil acesso, na caatinga. A equipe do Ibama fazia fiscalização de rotina no local que está dentro de uma área de proteção ambiental, ponto de postura de arribaçãs. O caso foi registrado na delegacia do município e o corpo permanece no local, onde nem mesmo o veículo do Itep conseguiu ter acesso.

A vítima é do município de Jandaíra. Na delegacia, o policial de plantão não soube informar a identidade do rapaz. A equipe do Ibama foi até a delegacia na noite de ontem relatar o episódio. Não se sabe, por enquanto, se houve troca de tiros entre o caçador e os agentes.

De acordo com informações da equipe de plantão na DP de Jandaíra, o Ibama mantém rondas frequentes nessa época do ano naquela região em função da postura das aves migratórias, que atraem caçadores de compradores de vários municípios potiguares e até de estados vizinhos.

O Ibama mantém uma equipe de apoio, na área urbana, e foram esses agentes que chegaram à delegacia para noticiar a morte do caçador. Ainda segundo o policial de plantão na delegacia, as prisões de caçadores e apreensões de armas e aves abatidas são comuns essa época do ano.

A caça às arribaçãs é crime previsto em lei federal (Lei 9.605/1998) e prevê detenção de seis meses a um ano, e multa (artigo 29), para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a licença obtida.

Fonte: Tribuna do Norte

3 comentários:

Anônimo disse...

Absurdo, nada pode ser mais importante q uma vida humana,esse policial assassino vai levar toda sua vida com essa culpa, a culpa não é so dele, essa nossa lei ridícula e atrasada, não consegue dividir pragas como certas aves q destroem lavouras e outras q estão em extinção, deveria ser igual em muitos paises ter uma época para poder exterminar certas pragas como essa pomba amargosa e ainda trazer recursos e empregos para muita gente.

Anônimo disse...

Mas ele estava em uma área de proteção ambiental, não em uma fazenda, ele estava cometendo um crime conscientemente. E ainda não foi esclarecido o que aconteceu, não dá para julgar pelos dados apresentados.

Anônimo disse...

O abusrdo an verdade é sempre considerar o humano como coitadinho na estória. Se fosse um agente do Ibama que tivesse morrido provavelmente ninguém estaria indignado. E pelas aves que morreram então? quem está chorando???? Acordem para a vida. Todos os seres vivos merecem respeito.