segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sea Shepherd-Guardiões do Mar

Em 1970 dois jovens movidos pela paixão e pela vontade de preservar o Planeta Terra embarcaram em um navio em direção ao Alasca com o objetivo de parar com os testes nucleares que estavam destruindo com aquele ecossistema. Estas pessoas eram o Capitão Paul Watson e seu parceiro Robert Hunter. Neste mesmo ano estas duas personalidades acabariam encabeçando da criação da ONG mais conhecida do mundo, o Greenpeace.

Sete anos mais tarde, estes dois ambientalistas, decidem deixar o Greenpeace e fundar outra ONG mais ativista, ágil e menos burocrática. Surge, então, em 1977, a primeira ONG de proteção dos mares do planeta, a Sea Shepherd Conservation Society, fundada pelo Capitão Paul Watson.

Nestes 30 anos de atuação, a Sea Shepherd Conservation Society e seus voluntários ficaram conhecidos como Pirata dos Mares, depois de afundar 11 navios baleeiros ilegais e abalroar e impedir a pesca de dezenas de barcos pesqueiros ilegais e predatórios.

Eleito por inúmeras vezes o maior ambientalista de todos os tempos por diversos meios de comunicação conceituados no mundo inteiro, Paul Watson, teve seu auge de reconhecimento em 2000 , entrando para a lista dos 100 maiores heróis da história.

Na década de 70, a Sea Shepherd lutou contra a matança de baleias por baleeiros piratas japoneses no Pacífico e deu início à sua campanha de proteção às focas no Canadá, a qual persiste até hoje.

Na década de 80 foi a vez de lutar pelas baleias-piloto que estavam sendo sacrificadas nas Ilhas Faroes, bem como, a captura de golfinhos em redes de pesca de atum na América Central.

Em 1990 e 1991 a organização atuou como Guarda Costeira das Ilhas Galápagos e Trinidad&Tobago. Durante a década de 90 promoveu-se a campanha de proteção as Baleias Cinza nos EUA e, entre 1999 e 2000, a Sea Shepherd participou ativamente da recuperação dos animais marinhos afetados pelo derramamento de óleo no litoral da França e Turquia, e também promoveu, na Alemanha, um boicote a produtos provenientes das Ilhas Faroe que continuam matando milhares de baleias a cada ano.

Hoje, a Sea Shepherd possui escritórios na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, França e África do Sul e mais recentemente, Brasil.

http://www.seashepherd.org.br/

Especial Sea Shepherd No Canal do Veg-infos no YouTube

Quer mais videos? entre em nosso canal do youtube e adicione http://www.youtube.com/user/Veginfos

Texto retirado do site SeaShepherd.org.br

0 comentários: