terça-feira, 14 de abril de 2009

Sarah Brown recusa vitela e foie gras durante banquete da OTAN

Lobo Pasolini
(Anda- Agência dde Notícias de Direitos Animais)

A esposa do primeiro-ministro inglês, Sarah Brown, recusou vitela e foie gras em um banquete durante a reunião da OTAN, no palácio de Rohan, França, semana passada.
A decisão da primeira-dama inglesa ganhou elogios da Peta (Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais). Uma porta-voz disse: “Por recusar dois dos pratos mais cruéis imaginados pelos franceses (...) Sarah Bown merece respeito e admiração em todo o mundo”.
Toda exploração animal por sua carne ou excrementos é injustificável, mas o caso da vitela e do foie gras atrai opiniões mais fortes pelos requintes de crueldade envolvidos no processo de sua produção. No caso da vitela (ou baby beef), o bezerro é retirado da mãe com apenas alguns dias de nascido, preso em baias praticamente do tamanho do seu corpo, mantido no escuro e em uma dieta baixa em ferro para que fique anêmico. Por volta de quatro meses de idade é morto.
Já o foie gras (literalmente, fígado gordo) é o produto da superalimentação de gansos e patos que são forçados a comer até dois quilos de grãos por dia para desenvolver a doença hepática que caracteriza o produto. A produção de foie gras já é proibida em vários países, inclusive na Inglaterra, onde a maioria dos estabelecimentos comerciais se recusa a vendê-lo.

0 comentários: