domingo, 26 de abril de 2009

Operação apreende 80 animais na Praça da República

Cerca de 80 animais, entre aves, galinhas exóticas e filhotes de cão da raça Pittbull foram apreendidos neste domingo, 26, durante uma ação da Prefeitura de Belém na Praça da República. Os animais estavam dentro de um veículo de passeio para serem vendidos aos freqüentadores da área. Segundo os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) alguns animais apresentavam sinais de maus tratos.

“No veículo, existiam entorno de 50 aves da espécie Codorna e cerca de 10 de diversas espécies, além de galinhas exóticas, filhotes de cachorros e porcos da índia. Alguns deles, como estavam trancados dentro do veículo, corriam risco de morte”, afirma o diretor de Controle Ambiental da Semma, Claúdio Cunha.

Os animais foram levados para o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. O proprietário do veículo, Elias de Freitas Wanzeler, foi multado pela Semma e em seguida encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente da Polícia Civil (Dema), que deve abrir inquérito civil para apurar os fatos.

A ação realizada pelas Secretarias municipais de Economia (Secon), Meio Ambiente (Semma) Urbanismo (Seurb), Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) e Guarda Municipal de Belém (Gbel) teve como objetivo reordenar a venda informal que acontece na Praça da República aos domingos. A ação começou com o combate a venda de vendedores irregulares no meio da praça e no calçadão ao longo da Rua Osvaldo Cruz, locais que segundo a Secon é ocupado indevidamente por trabalhadores não licenciados pelo órgão.

A ação também combateu a venda de comida na praça, que de acordo com a técnica do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária (Devisa), Mônica Queiroz, não é um espaço adequado para a produção e comercialização de alimentos, e a recomendação, segundo ela, é que a população não consuma esses alimentos. “Nós não podemos garantir a qualidade deste alimento que fica exposto ao ar livre. Ele acaba sendo um alvo fácil de bactérias e com isso estraga com mais facilidade”, diz ela. A técnica orienta ainda que a população consuma apenas os lanches rápidos vendidos na Feira do Artesanato ou as refeições da Praça de Alimentação da Assis de Vasconcelos, que frequentemente vistoriadas pelo Devisa.

Os ambulantes irregulares já haviam sido notificados pela Secon e orientados a procurar o órgão, é o que afirma o Secretário Municipal de Economia, João Amaral. Segundo ele, a ação na Praça da República é a primeira etapa do projeto de reordenamento do espaço público pela PMB. “Juntamente com a organização dos trabalhadores da área virá a padronização dos equipamentos, o que já está sendo providenciado em uma parceria com as associações desses trabalhadores e o licenciamento por parte do poder público, dentro dos critérios estabelecidos pela secretaria”, afirma o secretário.

Fonte: Diário do Pará

0 comentários: