sexta-feira, 24 de abril de 2009

Gavião carijó e tamanduá-mirim voltam à natureza no litoral paulista

Um jovem gavião carijó e um tamanduá-mirim adulto retornaram à natureza nesta quinta-feira. Através de uma ação conjunta do Centro de Triagem de Animais Selvagens (CETAS) e do Grupamento de Guarda Costeira (GGC) praiagrandense, os dois animais foram soltos no Morro do Xixová, no Canto do Forte, em Praia Grande, litoral paulista.

A intenção do Cetas era fazer também a soltura de aves marinhas que passaram por tratamento na instituição. Na praia do Canto do Forte, também com apoio do GGC, que integra a Guarda Civil Municipal de Praia Grande, seria devolvidos à natureza dois atobás, duas gaivotas e um trinta-réis. Como essa ação dependia de um tempo estável e a chuva atrapalhou, a operação foi adiara para esta sexta-feira.

Primeiro a ser liberado, o gavião demonstrou grande receio ao ser retirado da gaiola pelo biólogo Nereston Camargo. Agarrada à luva dele, a ave preferia manter uma posição de defesa do que sair voando, o que só ocorreu quando foi lançada ao ar. Imediatamente, partiu para um galho distante, de onde soltou gritos finos de ameaça. Em seguida, o tamanduá foi liberado da caixa e, ao contrário da ave, correu até a árvore mais próxima, subindo até o ponto mais elevado.

Fonte: O Globo

0 comentários: