quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Vestibular da UNICAMP propõe reflexão

Vestibular da UNICAMP propõe reflexão sobre relação do homem com os animais

Os quase 47 mil candidatos que estiveram presentes ao vestibular 2009 da UNICAMP receberam uma coletânea de artigos e a proposta de redação sobre o tema "O homem e os animais", em especial sobre a questão do uso de animais em experimentos científicos.

Um dos textos da coletânea é trecho de um artigo publicado no site Sentiens / Pensata Animal. Trata-se de Promotoria de Defesa Animal, de autoria de Laerte Fernando Levai, promotor de justiça em São José dos Campos/SP, reproduzido abaixo:

... O fundamento jurídico para a proteção dos animais, no Brasil, está no artigo 225 da Constituição Federal, que incumbe o Poder Público de “proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade”. Apoiada na Constituição, a Lei 9605, de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, criminaliza a conduta de quem “praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Contudo, perguntas inevitáveis surgem: como o Brasil ainda compactua, em meio à vigência de leis ambientais avançadas, com tantas situações de crueldade com os animais, por vezes aceitas e legitimadas pelo próprio Estado? Rinhas, farra do boi, carrocinha, rodeios, vaquejadas, circos, veículos de tração, gaiolas, vivissecção (operações feitas em animais vivos para fins de ensino e pesquisa), abate, etc. – por que se mostra tão difícil coibir a ação de pessoas que agridem, exploram e matam os animais? (Adaptado de Fernando Laerte Levai, Promotoria de Defesa Animal. www.sentiens.net, 04/2008.)"

A proposta de redação pode ser vista na íntegra no site da universidade ou na Pensata Animal (formato PDF).

“São vários aspectos sobre a proteção da fauna, sobre a vivisecção e toda a legislação aprovada esse ano, como o projeto da Lei Arouca que disciplina o uso científico dos animais. Até uma fotografia tirada durante a realização da 60ª Reunião Anual da SBPC, realizada esse ano na Unicamp, sobre uma manifestação de militantes da ONG Vegan Staff foi utilizada...”, disse o coordenador-executivo da Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp, Leandro Tessler, em matéria publicada no site da universidade sob o título A relação entre o homem e os animais é o tema do Vestibular 2009.

Além dos candidatos às vagas na Unicamp que prestaram vestibular, espera-se que milhares de outros alunos sejam levados a refletir sobre o tema, uma vez que provas já aplicadas são utilizadas em escolas e em cursos preparatórios para os vestibulares.

Fonte: Pensata Animal

0 comentários: