segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Um comentário sobre a violência

Texto pertencente ao Blog pessoal de Gary Francione
13 de agosto de 2007

Perguntam-me, com freqüência, qual a minha posição quanto às pessoas que apóiam o uso da violência contra os exploradores de animais.

Minha resposta é simples: eu sou violentamente contra a violência.

Tenho três razões para minha posição.

Primeiro, na minha opinião, a posição dos direitos animais é a rejeição final à violência. É a afirmação última da paz. Eu vejo o movimento pelos direitos animais como a progressão lógica do movimento pela paz, que procura cessar os conflitos entre os humanos. O movimento pelos direitos animais procura, idealmente, dar um passo adiante e cessar os conflitos entre os humanos e os não-humanos.

A razão pela qual nós estamos nesta confusão global de agora é que, ao longo de toda a história, praticamos, e ainda continuamos a praticar, atos de violência que tentamos justificar como um meio indesejável para chegar a fins desejáveis. Qualquer pessoa que já tenha usado de violência alega que lamenta ter precisado recorrer a ela, mas argumenta que um objetivo desejável justificou seu uso. O problema é que isso possibilita um ciclo interminável de violência, onde qualquer pessoa com uma forte convicção a respeito de alguma coisa pode adotar o uso da violência contra os outros como um meio para a finalidade de um bem maior, e aqueles que são o alvo dessa violência podem encontrar uma justificação para sua própria resposta violenta. E assim por diante.

Isso se trata de um pensamento moral conseqüencialista, e está destruindo o mundo e levando a algumas estranhas contradições. Uma grande parte do Ocidente afirma abraçar o cristianismo. Ainda que o Novo Testamento não seja muito claro sobre algumas questões, certamente deixa claro que a violência deve ser rejeitada. No entanto, líderes supostamente cristãos, junto com seu eleitorado supostamente cristão, justificam as mais violentas ações com uma pretensa grande relutância, a fim de obter um suposto bem maior, seja lá qual for. Aqueles contra os quais esses atos de violência são perpetrados também alegam abraçar religiões que rejeitam a violência, mas acham justificável usar a violência para responder ao ataque. Então, temos toda essa gente alegando que rejeita a violência por uma questão religiosa fundamental, mas praticando a violência mesmo assim. E nós dizemos que os humanos são racionais e os animais, não!

Leia Mais...

Fonte: Pensata Animal

0 comentários: