terça-feira, 25 de novembro de 2008

Documentário prova que animais se Emocionam

Filme mostra que bichos sentem medo, angústia, tristeza e até saudade, e defende uma postura ética com animais

Experimentar sentimentos e sensações de medo, angústia, tristeza, alegria, frustração e até saudade, tendo consciência sobre o que lhes acontece e do que os rodeia. Essas não são prerrogativas exclusivas dos seres humanos. Em grau menos complexo, mas de forma igualmente fundamental para a existência, os animais têm a mesma capacidade, já garantia o naturalista Charles Darwin, autor da teoria da evolução das espécies e precursor da biologia moderna. Essa percepção é hoje chamada de senciência, palavra inexistente nos em português, mas que vem se tornando popular quando se fala no tratamento ético e no bem-estar dos animais.

Romper preconceitos e mitos e expor tanto os maus quanto os bons exemplos nessa área é o objetivo de um vídeo produzido pela World Society for the Protection of Animals (WSPA) (ou Sociedade Mundial de Proteção Animal), que tem 900 afiliadas em 150 países. O documentário, que traz depoimentos de especialistas do Brasil, Colômbia, Canadá, da Noruega e Escócia, teve a exibição pública lançada em Campinas no mês passado, por intermédio da Organização Não-Governamental (ONG) Instituto de Valorização da Vida Animal (IVVA).

A produção contém cenas fortes e dolorosas. Mas pode ser vista sem grandes dramas até pelos mais sensíveis, pois o principal mote é mostrar que falar em no reino animal não é iniciativa de vegetarianos extremistas, tampouco fruto de deduções de donos solitários que tentam humanizar o companheiro de estimação. Há forte embasamento científico em defesa da senciência, sustentam os pela WSPA.


Fonte: Cosmo

0 comentários: