terça-feira, 4 de novembro de 2008

Briga judicial pode deixar trauma em cadela


Briga judicial pode deixar trauma em cadela, diz psicólogo de animais

Consultor comportamental alerta para risco de 'ansiedade de separação'.
Vizinha que tinha guarda provisória de Shakira teve que devolvê-la à dona.

A Justiça do Rio de Janeiro cassou a liminar concedida à professora aposentada, Marlene Cavalcanti, sob a alegação de que sua vizinha, Cristiana Magessi, maltratava a cadela boxer, Shakira, de 6 anos.

A guarda de Shakira voltou para a dona, e o psicólogo de cão, Alexandre Rossi, adverte: a cadela poderá sofrer de “ansiedade de separação”, problema freqüente quando o animal sofre uma mudança de ambiente.

De acordo com o especialista, os cachorros podem reagir mal a mudança e ficar com traumas, como medo de ficar sozinho, chorando e uivando compulsivamente; nos casos mais graves, até comer pedaços do próprio corpo.

O “psicólogo” de cães - Rossi se considera consultor comportamental de animais - afirma que passear ou correr com o cachorro evita o stress e produz serotonina, neuro-transmissor que garante sensação de prazer e bem-estar.

“O ideal seria ter a cooperação das duas famílias, para que o bicho não estranhasse essa troca de ambientes”, afirma Alexandre Rossi.

Batalha Judicial

A disputa judicial pela guarda do cachorro começou quando Marlene, moradora de um prédio em frente ao de Cristiana, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste, resolveu filmar o dia a dia de Shakira, que, segundo ela, vivia sozinha, trancada na varanda do apartamento da vizinha, sem passear e sem receber comida e água.

A Justiça concedeu a posse provisória do animal a Marlene, que pleiteava a guarda definitiva da cadela. A dona original de Shakira, Cristiana Magessi, entrou com uma ação na justiça e conseguiu na quinta-feira (30) reaver a guarda da cadela.

A batalha pela guarda de Shakira ainda não terminou. A advogada de Marlene, Luciana Moisakis, disse que vai recorrer contra a sentença. Alega que não não houve imparcialidade no processo.

O advogado, Roberto Wilson Cardoso, que defende a família Magessi, avalia a sentença como irretocável e disse que a dona original da cadela ficou muito feliz com a volta de Shakira.

Fonte: G1

0 comentários: