terça-feira, 7 de outubro de 2008

E quem disse que vegetariano come só folha?

Você deve estar se perguntando se um vegetariano come só folha e que existe somente um tipo de vegetariano, não é mesmo? Mas isso não é verdade. Existem algumas subdivisões, pessoas que comem só alguns alimentos. O Ovo-lacto-vegetariano não consome nenhum tipo de carne, mas inclui ovos e leite (e derivados, como queijo, iogurte) em sua alimentação. Esta é a forma mais “popular” de vegetarianismo. O Lacto-vegetariano não come nenhum tipo de carne nem ovo, mas inclui leite e derivados do leite (laticínios). Já os veganos excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal: carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte), ovos, mel, gelatina.O veganismo é mais um estilo de vida do que apenas uma opção alimentar. Esta opção é seguida como um princípio. Há o Crudívoro, que ingere apenas alimentos crus. Existe também uma forma mais radical, ainda que rara, que é o freegano (uma modificação da palavra vegano) que come aquilo que encontra no lixo. Alguns freeganos continuam não gostando da idéia de comer um cadáver e – apesar de estarem dispostos a comer alimentos de latas de lixo – eles são bem informados sobre a contaminação fecal na carne e compreendem os riscos à saúde envolvidos em comer qualquer coisa que tenha passado por um abatedouro. Ainda tem o Frugívoro, também conhecido como frutívoro ou frutariano que é um sistema alimentar que admite apenas o consumo de frutas na alimentação.

Vegan por respeito aos animais

“ Aos 10 anos me tornei vegetariano e seis anos mais tarde, por evolução da minha filosofia de vida tornei-me vegano.” Para o estudante Rogério Pereira, de 19 anos, o veganismo é um ato de amor aos animais e com a vida em si, por isso um grupo de pessoas não utiliza produtos de origem animal e boicota empresas que fazem isso. O veganismo é uma ideologia de vida, acima de tudo sobre respeito ao próximo. O estudante afirma: - “Hoje em dia o fato de comer carne se tornou um problema sério para o meio ambiente, pois a criação afeta as nossas águas, o nosso solo, o nosso ar e a nossa biodiversidade”. A escolha por essa opção de vida foi dele mesmo, - Tornei-me vegano a partir de uma necessidade que o vegetarianismo não supria, não basta só não comer a carne e continuar a usar produtos de origem animal”, acrescentou

A alimentação é a mesma de qualquer outra pessoa, comem grãos, cereais, verduras. Só não consomem produtos derivados da exploração animal. Embora esteja no começo, indústrias vêm crescendo e trazem opções veganas e vegetarianas em produtos alimentícios “Dizer que não consumir produtos de origem animal é prejudicial à saúde é falta de esclarecimento”, incluiu indignado. A vida social fica um pouco complicada e o vegano acaba sendo excluído da sociedade por não ter tanta facilidade de opções de alimentação como os carnívoros, que são a maior parte. Com facilidade é muito difícil achar em qualquer lugar alimentos que não sejam de origem animal “A maioria dos restaurantes que eu freqüento são vegetarianos, mas isso não significa que seja fácil achar comida sem leite, queijo ou ovo.” Muitas vezes, fica mais fácil fazer a própria comida: “São poucos os restaurantes voltados para vegetarianos, então a população vegana ou come em casa ou se adapta aos restaurantes tradicionais”,concluiu. “

Mesmo precisando de dinheiro, eu não comeria

Leia Mais...

Fonte: Jornal Século XXI

0 comentários: