sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ABATE HUMANITÁRIO – E ALGUNS NÚMEROS*

* Fonte: CPDA – Comitê para Pesquisa, Divulgação e Defesa dos Direitos Animais - Florianópolis/SC
Há algumas décadas, a indústria de alimentos de origem animal implementou o chamado "abate humanitário", visando evitar o sofrimento causado aos animais durante o abate.
Será que pode existir isto – "abate humanitário"? É uma questão que tentaremos aprofundar mais adiante. Por agora, apenas destacamos os dados contidos no texto abaixo – são números de animais abatidos pela indústria de carne, no ano de 2003. A respeito destes números, indagamos: como é possível lidar com tantos animais, num ritmo de produção acelerado, e garantir o "humanitarismo" dos procedimentos? O simples bom-senso mostra que acreditar no que diz a indústria, sobre os cuidados que supostamente oferece aos animais, é arriscar-se a ser ludibriado.
A indústria de alimentos de origem animal prejudica a todos nós de muitas formas. Entretanto, são os animais os primeiros afetados, e é nossa obrigação saber o que se passa ali – e cessá-lo.
Segue o texto do Centro Vegetariano:
Número de animais para consumo humano
Com base nas estatísticas da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations - http://www.fao.org) sobre Agricultura (Statistical Databases – Agriculture), o Secretariado da União Vegetariana Europeia (EVU), num comunicado recente, apresentou o número de animais mortos no mundo para consumo humano durante o ano de 2003. Os números foram estabelecidos a partir de relatórios provenientes de mais de 210 países. Mas deve ter-se em atenção que alguns países e territórios não fornecem dados.
Animais abatidos em 2003 (por ordem decrescente):
- Galinhas e frangos: 45 biliões e 900 milhões
- Patos: 2 biliões e 260 milhões
- Porcos: 1 bilião e 240 milhões
- Coelhos: 857 milhões
- Perus: 691 milhões
- Gansos: 533 milhões
- Carneiros, ovelhas, cordeiros: 515 milhões
- Cabras: 345 milhões
- Bois, vacas, vitelos: 292 milhões
- Roedores: 65 milhões
- Pombos e outras aves: 63 milhões
- Búfalos: 23 milhões
- Cavalos: 4 milhões
- Asnos, mulas, machos: 3 milhões
- Camelos e outros camelídeos: 2 milhões
A soma de todos estes números prefazem um total de mais de 50 biliões de animais, sem ter em conta os animais aquáticos (peixes e crustáceos).
Os números referem-se apenas aos animais abatidos nos matadouros. Excluem-se os animais de criação extensiva (geralmente para consumo doméstico) assim como os que são alvo da caça, difíceis de contabilizar por não haver qualquer tipo de controle.
Tendo em conta que um omnívoro consome em média 95 animais por ano e que a população mundial não-vegetariana é de biliões, depreende-se que o número exacto de animais mortos para a alimentação humana será muito superior àquele que os dados da FAO nos fornece. Sabe-se que só nos EUA se consomem anualmente mais de 10 biliões de animais.
Sendo que a esperança média de vida em Portugal é de 75 anos, um omnívoro consome cerca de 7100 animais durante a sua vida.
Inserido em: 21/11/04
Referência:
Acessado em: 23/08/08
Gratos pela atenção:
CPDA – Comitê para Pesquisa, Divulgação e Defesa dos Direitos Animais
Permitimos e agradecemos a divulgação deste texto para fins educacionais e não-lucrativos, com a preservação do texto integral e a citação da autoria. Após a divulgação, favor avisar-nos da iniciativa pelo e-mail: cpdanimal@gmail.com

0 comentários: