terça-feira, 22 de julho de 2008

MAUS-TRATOS A ANIMAIS NO CANIL DA UFG



MAUS-TRATOS A ANIMAIS NO CANIL DA UFG


No dia 14 de junho de 2008, defensores de animais de Goiânia-GO conseguiram adentrar no recinto da Faculdade de Medicina da UFG (Universidade Federal de Goiás), campus I, na área do canil, e foram tiradas fotos de animais em estado lastimável, animais comendo uns aos outros, animais cheios de sarnas, agonizando, tudo isso após serem submetidos à cirurgia de vivissecção. Os animais são abertos e fechados várias vezes e por vários alunos e depois são colocados de volta ao canil, junto com os outros animais, com suturas e mais suturas, voltando da anestesia (quando ela não acaba durante o procedimento). Tal prática fere lei federal brasileira , cujos direitos dos animais são garantidos pela Lei 9.605/98 em seu artigo 32 : " Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. § 1. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. § 2. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal."

Denúncias foram feitas para o Ministério Público da cidade, mas todas indeferidas. Os promotores não consideraram os fatos "maus-tratos"
, o que demonstra desconhecimento da lei por parte dos promotores e nenhuma sensibilidade para com os animais. O reitor da universidade também respondeu publicamente às denúncias, negando inescrupulosamente a existência do descaso e dos maus-tratos cometidos contra os cães. Os mesmo são enviados à Universidade pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da cidade, o que comprova também o descaso do poder público com animais abandonados, cujo destino cruel é a vivissecção.

Escreva para as autoridades brasileiras exigindo que acatem e investiguem as denúncias feita pelos defensores dos animais de Goiânia para que os culpados pelos maus-tratos sejam responsabilizados, solicitando também a substituição imediata dos animais naquela universidade por alternativas já existentes e utilizadas nas maiores e melhores universidades do mundo:


TEXTO:

MAUS-TRATOS NA UFG: CHEGA DE IMPUNIDADE!! (convém mudar o título da mensagem, para que ela não seja bloqueada)
É com grande consternação que escrevo para solicitar que acatem e investiguem as denúncias de maus-tratos feitas por defensores de animais no Brasil cometidos pela Universidade Federal de Goiás, cujos cães utilizados nas aulas do curso de Medicina são utilizados para a vivissecção, prática essa que fere Lei 9.605/98 em seu artigo 32, que considera crime realizar "experiências dolorosas e cruéis, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos". É dever das autoridades fazer respeitar o espírito da lei e responsabilizar os culpados criminalmente pelo seu descumprimento.
É inaceitável que em pleno século 21 e com o avanço da tecnologia se permita utilizar animais no ensino, sendo que tal prática anti-científica, anti-ética , degradante e imoral já não faz mais parte da realidade de inúmeras universidades no mundo inteiro, assim como é inaceitável a existência de Centros de Controles de Zoonozes que encaminham cães abandonados para universidades para que estes sejam vivissecionados.

Uma vez que os animais são tutelados pelo Estado, espera-se que as denúncias sejam apuradas e os culpados punidos.

Cordiais saudações.

(SEU NOME)
(CIDADE/ESTADO)
(PAÍS)

ENVIAR PARA:
NÃO SE OMITA, OS ANIMAIS PRECISAM DE VOCÊ!


Assine a Petição
contra o massacre destes cães

2 comentários:

Anônimo disse...

Mentira absurda!!! E o pior que os leitores ficam convencidos de que essa é a realidade. Aff, meu Deus!!!

Tudo sempre foi vistoriado e se alguém tiver dúvidas, vá lá e confira! As portas são abertas!
Agora, não podemos treinar em cima do primeiro paciente que chega em nosso PS correndo risco de vida. Treinamos sim, em animais doentes, que são totalmente sedados e sacrificados logo em seguida. Não há e não pode haver, em hipótese alguma, sofrimento de qualquer animal durante o ato cirúrgico, por isso são sedados completamente! Os autores do post poderiam ter comprovado isso se tivessem presenciado uma única aula... né?!

O pessoal tirou uma foto e inventou uma situação que é uma total inverdade. Os mais ignorantes fiquem sabendo que tudo está sendo vistoriado... e se até hoje não houve punição, é porque estamos agindo sempre de acordo com a lei.
Abram o olho pessoal. Vocês estão queimando o próprio filme ao correr atrás de um sensasionalismo que não condiz com a verdade... povinho à toa!
Eu também não gosto de ver animais sendo sacrificados, mas não temos algo que possa ser utilizado para o conhecimento da técnica cirúrgica ao invés deles.

Se vocês forem ao Centro de Zoonoses e adotarem um cão, ele não será sacrifidado... vocês não são "defensores" deles? Vão lá e adotem... assim nenhum será sacrificado. E ainda ganharão um lar e uma família!

Espero que repensem essa denúncia infundadamente ridícula e sem noção!

Anônimo disse...

Eles também não ficam agonizando após a cirurgia como foi mencionado no texto.
Eles são sacrificados após o ato cirúrgico.
Não entendo como algém é capaz de escrever um texto desses sem saber nada do que acontece lá dentro... o pior é que esse artigo está em vários posts, em vários locais do país... estranho, não?!