sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pássaros apreendidos no RS

“Chama a atenção a grande quantidade de animais raros e ameaçados de extinção encontrados em poder dos criadores”. Essa frase de Fernanda Rauber, responsável pelo Núcleo de Fauna do Ibama no Rio Grande do Sul, resume até onde chega a ganância do homem. Pior que isso: a sua capacidade destruidora. “Alguns animais do gênero Sporophila, popularmente chamados de caboclinhos, são tão raros que até os pesquisadores tem dificuldade de encontrar os espécimes, e em apenas um dos criadores vistoriados encontramos mais de 20 exemplares”.

A operação Papa-laranja, deflagrada na semana passada, computou até agora os três primeiros dias de sua execução. O saldo: 308 pássaros apreendidos em 13 autos de infração lavrados, num total de R$ 719,5 mil em multas. A ação se concentra na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em municípios como Santa Rosa, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Três de Maio e Alegria, próximos ao rio Uruguai, divisa internacional com a Argentina.

Por se tratar de área de fronteira, o comércio e o tráfico de animais silvestres são atividades comuns. Os passeriformes, capturados diretamente da natureza tanto na região como no país vizinho, são vendidos para Estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. A operação quer justamente identificar e coibir a ação dos criminosos que, cadastrados como criadores amadores de passeriformes ou utilizando criadores “laranjas”, registrados e autorizados pelo Ibama, desvirtuam a atividade ao receberem animais capturados diretamente do ambiente.

“Nesta operação ficou evidenciado que depois de capturados, os pássaros são marcados com anilhas falsas ou adulteradas, e comercializados entre os criadores, principalmente para outros Estados do Brasil, acobertados por uma criação dita amadora, que não gera divisas para os cofres públicos e impacta de forma extremamente lesiva o meio ambiente”, afirma Régis Fontana Pinto, responsável pela Divisão de Controle e Fiscalização Ambiental (Dicof) do Ibama/ RS.

Siga nosso TWITTER @Veginfos

0 comentários: