terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cãominhada contou com a participação de cerca de 400 cães

ADRIANA FEREZIM
Da Gazeta de Piracicaba
adriana.ferezim@gazetadepiracicaba.com.br

Cerca de 400 cães participaram da Cãominhada Contra Maus-Tratos realizada domingo (10) e que encerrou as atividades da Semana Municipal dos Direitos dos Animais, promovida pela ONG Vira Lata Vira Vida, Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba e Sociedade Piracicabana Proterora dos Animais (SPPA).

Pelo menos 800 pessoas levaram seus cães para passear no evento, que teve por objetivo conscientizar sobre a violência, o abandono, os maus-tratos contra cães, gatos, aves, cavalos, entre outras espécies.

Todos esses animais foram representados no evento pelo pit bull Sansão, que acompanhou a passeata em cima de uma caminhonete.

O início do passeio foi emocionante. Sansão foi recebido com aplausos pelos participantes. Ele é o símbolo da campanha contra os maus-tratos na cidade. Há cerca de dois meses ele foi resgatado pela ONG pesando 16 quilos. Chegou à beira da morte, foi tratado e se recuperou. Está pesando 32 quilos, os exames de sangue estão estabilizados e a medicação mais forte já foi suspensa.

“Ele está feliz. Crianças e adultos tiraram fotos e fizeram muito carinho nele. Todos tiveram livre acesso a ele, que brincou com todas as pessoas”, contou Miriam Miranda, presidente da entidade.

BÊNÇÃO. Foram 45 minutos de passeata. A cãominhada percorreu a avenida Alidor Pecorari, do campo de futebol da Rua do Porto até o Largo dos Pescadores, onde o frei Saul Perón abençoou os animais. Depois, todos retornaram para o campo. Alguns cães aproveitaram para se refrescar no rio Piracicaba.

A ONG distribuiu 340 bandanas para os cães. O Canil da Polícia Militar e o Canil da Guarda Civil acompanharam a cãominhada e no final do trajeto os cães da GC fizeram demonstrações de adestramento para o público.

A manifestação foi pacífica.Cães de todos os tamanhos e raças participaram. A maioria dos proprietários de raças grandes atendeu ao pedido e levaram seus cães de focinheira. Equipes de clínicas veterinárias, com viaturas e veterinários, deram apoio ao evento. Não foi registrada qualquer ocorrência. “O movimento foi pacífico e agradecemos a todos por atender ao nosso chamado para a conscientização contra os maus-tratos”, disse Miriam.

No percurso, os proprietários dos cães recolheram as fezes dos animais, deixando as ruas e calçadas limpas. A organização do evento distribuiu água para as pessoas e para os animais, com apoio da Administradora Brancalion e Água Hymalaia.

NÚMERO

32 quilos está pesando o pit bull Sansão, símbolo da campanha.


Siga nosso Twitter @Veginfos

0 comentários: