domingo, 5 de julho de 2009

Três novas espécies de dinossauros descobertas na Austrália


Paleontologistas australianos descobriram três novas espécies de dinossauros, uma carnívora e duas herbívoras, em escavações num vasto depósito geológico em Winton, oeste de Queensland.
Segundo o Museu Australiano de Dinossauros, os fósseis dos animais datam mais de 95 milhões de anos.
Paleontologistas descreveram o predador descoberto, Australovenator wintonensis (apelidado de Banjo), como um “animal apavorante”, com três grandes garras, parecido com o velociraptor visto nofilme Jurassic Park, mas muito maior e perigoso.
Segundo Scott Hucknell, paleontologista do Museu de Queensland e um dos envolvidos na descoberta, “Banjo era ágil e leve. Ele conseguia pegar suas presas com facilidadel”.
Já os herbívoros, Diamantinasaurus matildae (ou Matilda) e Wintonotitan wattsi (ou Clancy), foram comparados a animais gigantes existentes hoje, como o hipopótamo e a girafa respectivamente. Com quatro pernas, esses são os mais recentes tipos de titanossauros descobertos, os maiores animais a pisarem na terra.
Banjo e Matilda – possivelmente predador e presa – foram encontrados enterrados juntos. A descoberta foi anunciada pela Premier de Queensland, Anna Blight, no Museu Australiano dos Dinossauros na região pré-histórica de Winton.
Segundo Blight, a localidade é reconhecida “como a maior concentração de ossos de dinossauros já encontrado no país”. Além disso, “(a descoberta) é uma forma científica importante de entender a vida jurássica na Austrália”, complementou.
Australovenator, Diamantinasaurus e Wintonotitan são as primeiras novas espécies a serem nomeadas na Austrália em mais de 75 anos. A descoberta revelou ainda o esqueleto mais completo de um dinossauro carnívoro encontrado no país.
Para o fundador do Museu Australiano de Dinossauros, David Elliot, “ainda há toneladas de novos fósseis de dinossauros em nosso depósito esperando para serem preparados e muitos outros para serem escavados”.
As novas espécies serão parte do Museu Australiano de Dinossauros e História Natural em construção em Winton, que planeja ser o maior colecionador de fósseis de dinossauros no mundo, quando finalizado em 2015.

0 comentários: