terça-feira, 12 de maio de 2009

Quadro de golfinho resgatada em Guarapari permanece estável


O quadro da golfinho fêmea Ada, resgatada há 13 dias na praia de Santa Mônica, em Guarapari, permanece estável. Desde sexta-feira, o animal apresentou piora repentina, assustando os biólogos responsáveis por sua recuperação, realizada no Instituto Orca.

O coordenador da ONG, Lupércio Barbosa, relata que a golfinho ainda apresenta graves problemas de natação e utiliza principalmente a parte rasa do tanque de água salgada do Planet Sub, onde se apoia para manter o respirador fora d'água.

"Ela está com sinais vitais normais, mas não tem a mesma movimentação e agilidade que tinha logo no início da recuperação. Estamos tratando isto e mantendo o antibiótico intravenoso", explica.

Ada come normalmente uma média de 10 quilos de peixe fresco por dia, quantidade ideal para uma golfinho entre oito e dez anos de idade, com 130 quilos e 2,5 metros de comprimento. A dificuldade da ONG agora é manter a alimentação do animal.

"Assim como os golfinhos, ela precisa comer peixe inteiro. Precisamos da doação de tainha, cavalinha e outras espécies de peixe pequeno. Mas não serve sardinha, porque a golfinho não come. Já aprendeu que tem coisa melhor, a espertinha", brinca.

O animal realiza uma bateria de testes nesta segunda-feira. Além de exame sanguíneo, serão realizados um raio-x e uma ultrassonografia, a fim de checar a situação dos órgãos, principalmente os pulmões.

Quem deseja realizar doações de peixes frescos com peso entre 300 gramas e 1,5 quilo, pode entrar em contato por meio dos telefones 3329-4208, e 9961-6340. O dia a dia de Ada também pode ser acompanhado pelo blog do Instituto Orca.

Fonte: Gazeta Online

0 comentários: