quarta-feira, 6 de maio de 2009

200 gaiolas viraram material reciclável

Trator triturou os materiais que haviam sido apreendidos em operações anteriores da Polícia Ambiental

– Que pena destruir as gaiolas – disse o menino de seis anos. – Eu não acho. Gaiola serve para prender passarinhos – rebateu o colega da mesma idade. No palco do diálogo – o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Polícia Ambiental, na Capital – cerca de 200 gaiolas eram destruídas por um trator. O arame e a madeira serão reciclados.

O material foi apreendido com pássaros nos últimos três meses em ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Polícia Ambiental. Cerca de 35 alunos da Escola de Ensino Básico do Muquém, da comunidade do Rio Vermelho, observaram a cena.

– A reação de pró e contra dos alunos é natural por conta da cultura que ainda sobrevive em muitas famílias nativas da região – observou a professora Kátia Duarte.

Mas a educadora ressaltou:

– A gente percebe que com a chegada de pessoas de fora, a mentalidade está mudando. Por isso é tão importante trazer as crianças para participar de atividades como esta.

Ninguém fica preso por crime ambiental no Brasil

Ontem, as crianças visitaram o Cetas. Além da destruição das gaiolas, elas conheceram espécies de pássaros em recuperação e aprenderam uma coisa importante tendo como exemplo o caso de um colega que quebrou o braço:

– Assim como a gente, que por causa do braço atrofiado precisa recuperar o movimento aos poucos, os pássaros têm de se acostumar de novo a voar dentro do viveiro antes de ganhar a natureza – explicou o sargento Marcelo Duarte.

Os alunos também observaram outros animais que esperam para serem devolvidos às matas e mares, como um maracajá (gato-do-mato), pinguins, atobás.

Um jabuti, cágados e tartarugas também ganharam atenção:

– Eu fiz carinho no jabuti – contou Vitória Hoffeman Fermínio, sete anos, ao alisar a carapaça do réptil com cerca de 40 quilos, bastante comum nas matas, onde se alimenta, preferencialmente, de frutas.

O evento de ontem marcou os 174 anos da Polícia Militar em Santa Catarina e também o Dia Nacional da Floresta Atlântica, comemorado em 27 de maio. Apesar de todas as iniciativas de conscientização das crianças e jovens, a questão da Lei de Crimes Ambientais chegou ao 10º aniversário com uma marca triste:

– No Brasil, ninguém fica preso por crime ambiental. A Justiça prefere transformar a pena em cesta básica e prestação de serviços – lamentou Hélio Bustamanti, coordenador o Núcleo de Fauna do Ibama em Santa Catarina.

Fonte: Diário Catarinense

0 comentários: