segunda-feira, 13 de abril de 2009

SP - Cães ficam dois meses sem água e comida


Três cachorros ficaram dois meses sem água e sem comida em uma casa na cidade de Rio Claro, a 174 km de São Paulo. De acordo com os vizinhos, a residência está abandonada. Um dos moradores foi preso e a mulher dele foi embora, deixando os animais da raça pitbull sozinhos. Por causa do longo período sem água e sem comida, uma das fêmeas chegou a se alimentar dos próprios filhotes.

A situação dos cães impressionou os moradores quem passavam pela rua. Algumas pessoas tentaram dar alimentos pelo portão.

Um antigo morador da casa, um borracheiro, conta que técnicos do centro de controle de zoonoses estiveram no local, mas não tomaram providências.

- Eles falaram que só iriam retirá-los se fosse para matá-los - afirma o borracheiro.

A Associação Protetora dos Animais recebeu uma denúncia e chamou a polícia para retirar os cães.

- Eles comeram sabão em pó e a porta. Quando estive aqui, eles comeram 28 pães em alguns minutos - afirma a presidente da associação, Roberta de Campos.

O macho que está em melhores condições continuará na casa recebendo os cuidados, até que a prefeitura tome providências. As duas fêmeas foram levadas para uma clínica mantida pela associação.

- Eles tiveram muita perda de massa e gordura. Eles precisarão de um ano para se recuperar - afirma a veterinária Beatriz Rodini.

Um boletim de ocorrência foi registrado. Os donos poderão responder por crime de crueldade contra os animais. A pena para quem comete esse crime é de seis meses a um ano de prisão. A dona da casa não foi encontrada.

- Quando você pega o animal para criar você tem que saber que ele precisa de cuidados - destaca Roberta.

O coordenador do centro de zoonoses de Rio Claro, Joziel Rebrigue, informou que não foi notificado sobre o caso e que, até o momento, nenhuma equipe foi até o local. A visita deve ocorrer nesta segunda-feira. Ele ainda explicou que o animal abandonado é recolhido e fica em observação por 90 dias antes da eutanásia.

0 comentários: