segunda-feira, 27 de abril de 2009

Sintra proíbe touradas e espetáculos de circo com animais

Quem for à cidade de Sintra, em Portugal, e assistir a uma tourada ou a um espetáculo de circo onde entrem animais é porque a lei está sendo violada: a Assembleia Municipal decidiu proibir, na última reunião, esse tipo de espetáculos.

A medida, tomada na última quinta-feira (23/4), contou com os votos favoráveis do Bloco de Esquerda e da maioria do PS e da coligação “Mais Sintra”. Já a CDU e alguns deputados do PS e da coligação votaram contra.

Para Miguel Moutinho, Presidente da Animal, “o ano de 2009 será absolutamente histórico para o progresso político da proteção aos animais em Portugal. Ao fim de muitos anos de luta com importantes consequências sociais mas sem consequências políticas a favor dos animais, a Animal está finalmente testemunhando a concretização de medidas importantíssimas para os animais de Portugal, nomeadamente as tomadas em Viana do Castelo, Braga, Cascais e, agora, Sintra”.

E acrescenta, em comunicado: “Com a continuação do trabalho até aqui desenvolvido, reforça-se a convicção da Animal de que não tardará muito até que Portugal seja um país livre da tortura de animais em touradas e da brutalização e a exploração de animais em circos”.

Recorde-se que, no início do ano, Viana do Castelo foi a primeira a dar um passo no sentido de se declarar uma “cidade anti-touradas”. Depois, os presidentes da Câmara de Braga e de Cascais anunciaram a proibição de touradas, sendo que este último também não permitirá espetáculos de circo com animais em estruturas desmontáveis.

De acordo com uma pesquisa citada pela Animal, feita em Março de 2007, 61,1% dos habitantes do norte de Portugal declaram querer que as touradas sejam proibidas por lei em todo o país e 64,5% declaram querer que as cidades e vilas em que residem sejam declaradas cidades e vilas anti-touradas.

Fonte: Público (Portugal)

0 comentários: