segunda-feira, 6 de abril de 2009

Rio - PF prende português por tráfico de animais

Policiais Federais da Interpol no Rio de Janeiro prenderam no início da noite desta sexta-feira um cidadão português no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, ao desembarcar de vôo procedente de Portugal. Ele tinha mandado de prisão preventiva expedido por tráfico de animais silvestres.

A ação faz parte da operação Oxossi, deflagrada em 11 de março deste ano para combater esse tipo de crime. No dia 23 de março, na mesma operação, foi preso em Bali, na Indonésia, um homem de origem tcheca também acusado de tráfico de animais silvestres. A extradição dele foi solicitada ao Ministério da Justiça pelo juízo da 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, onde hoje tramita o processo.

As investigações da operação Oxossi demonstraram que o português preso hoje, que residia na Cidade do Porto, possuía grande variedade de animais silvestres originários do tráfico internacional. Ele vendia as espécies no mercado clandestino europeu e negociou várias vezes a compra e a troca de animais com um outro tcheco preso em 11 de março no Rio de Janeiro.

A operação cumpre 102 mandados de prisão e 140 mandados de busca e apreensão nos Estados do Pará, Maranhão, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Mandados de prisão contra cidadãos de Portugal, Suíça e Republica Tcheca também serão cumpridos.

As investigações iniciadas em janeiro de 2008 apontaram que os envolvidos chegavam a comercializar 500 mil animais por ano. Entre as espécies mais negociadas estão diversos tipos de aves, jibóias, onças-pintadas, veados-mateiros e macacos-prego. No Rio de Janeiro o destino dos animais eram as feiras de Caxias, Honório Gurgel e Areia Branca.

Fonte: Terra

0 comentários: