segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que são direitos animais, você sabe?

O que são direitos animais?


A teoria dos direitos animais existe para nos ajudar a decidir quando estamos certos e quando estamos errados em nossa relação com os outros animais. Ela é absolutamente simples. Ela pode ser aplicada por qualquer um, independentemente de credo, etnia, condição financeira, orientação sexual ou posicionamento político. E ela deve ser aplicada por todos e todas que acreditam no respeito e na justiça.

Por que devemos basear nossa ética em direitos?

Para decidir se uma ação é certa ou errada, não basta olhar para o quão felizes ou tristes ficam os indivíduos envolvidos. É claro que isso é importante – mas apenas uma vez que temos certeza de que ninguém está tendo algum direito básico seu violado.

Por exemplo, se nos pedem para julgar moralmente um estupro, a última coisa que nos ocorre é se foi bom para o estuprador. Seria muita ousadia ele se virar para o juiz e dizer "Acredito que o prazer que eu senti excedeu o desprazer da vítima, de modo que minha ação aumentou o nosso bem-estar total. Então eu não só agi certo, como estaria errado caso não a tivesse estuprado!".

Considerações a respeito do bem-estar dos envolvidos simplesmente não têm qualquer relevância quando a questão envolve uma violação de direitos. Por exemplo, no caso do estupro, a vítima teve um direito seu violado – o de não ser dominada por ninguém. Infelizmente, na nossa relação com os outros animais, nós sempre estamos violando um direito básico deles.

A prática dos direitos animais: o veganismo



Se você gostou da teoria dos direitos animais, vai adorar a prática: o veganismo. Ser vegano(a) significa respeitar os animais, isto é, buscar não incentivar sua escravidão. Pouco importa se você gosta ou deixa de gostar de animais não-humanos. O mínimo que lhes devemos (assim como aos humanos) não é o nosso amor, mas o nosso respeito.

Veganismo não tem nada a ver com santidade ou pureza, apenas com ética e respeito. E não é apenas a única maneira de levarmos os animais a sério, é também a única maneira de levarmos nossos próprios princípios morais a sério.

Quer saber mais sobre direitos dos animais, saber se a ciência pode ter ética, Clique Aqui e confira tudo sobre o assunto.

Obs: Textos e fotos retirados do site Direitosanimais.org, dúvidas sobre os textos, entre em contato com eles.

0 comentários: