domingo, 5 de abril de 2009

Manaus - Animais de volta a natureza

Peixes-bois criados em cativeiro retornam à natureza

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) reintroduz hoje (5) na natureza, no interior do estado, dois peixes-bois criados em cativeiro. Xibó e Mapixari, como são chamados, têm idade entre 8 e 9 anos. Os animais estão no instituto desde 1999 e 2000, respectivamente, e hoje pesam aproximadamente 135 quilos cada um.

Segundo o veterinário do Inpa Anselmo D’Affonseca, os bichos serão soltos na Reserva do Cuieiras, a 60 quilômetros ao norte de Manaus. Uma equipe de técnicos e pesquisadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos, da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) é responsável pelo transporte e soltura dos animais.

São cinco horas de viagem de barco, partindo de Manaus, até a reserva. O local foi escolhido para a reintrodução dos animais por ser uma reserva de proteção ambiental e pelo trabalho de conscientização e educação ambiental feito entre os ribeirinhos que vivem na região. Outra razão para a seleção da Reserva do Cuieiras é que não há prática de pesca de peixe-boi na área.

Com a liberação de Xibó e Mapixari, 40 peixes-bois continuarão em cativeiro no Inpa. Segundo Anselmo, a preparação dos animais para a soltura foi baseada no reforço da alimentação.

Leia Mais...

Fonte: Agência Brasil

0 comentários: