quinta-feira, 9 de abril de 2009

ES - Ibama apreende 1,5 tonelada de camarão

Fiscais do Ibama apreenderam 1,5 tonelada de camarão sete-barbas em Piúma, litoral Sul do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (08). A aprensão faz parte da operação Impacto Profundo II, que fiscaliza a região para coibir a pesca e a comercialização de camarão e lagosta, crustáceos que estão no período de defeso.

Nesta época, entre 1º de abril e 31 de maio, ficam proibidas a pesca e a venda das espécies. A comercialização somente pode ser realizada mediante apresentação de uma declaração de estoque, que comprova que a pesca foi feita antes do período proibido.

"A fiscalização é para coibir aqueles que pescam e fazem estoque mesmo no período do defeso", explica o coordenador da operação, José Ronaldo Pinheiro. O camarão irregular foi encontrado em uma peixaria de Piúma. O proprietário foi multado em R$ 40 mil. Ele tem 20 dias para recorrer da autuação, mas o camarão apreendido será doado a instituições de caridade de Guarapari ainda nesta quarta-feira.

Lagosta

Ainda no Município do Piúma, outra peixaria foi multada por possuir, no estoque, 20 quilos de lagosta descaracterizada. De acordo com o coordenador da operação, a lagosta encontrada estava desfiada. "A portaria diz que não se pode comercializar a lagosta sem as características dela. Não pode comercializar lagosta desfiada em nenhuma época do ano", explica.

O dono da peixaria foi multado em R$ 1,5 mil e também pode recorrer. A Polícia Militar Ambiental também participou da ação e fez boletim de ocorrência das infrações. Os proprietários autuados devem responder ainda a processo no Ministério Público Estadual.


Fonte: Gazeta Online

0 comentários: