segunda-feira, 6 de abril de 2009

Educação uma arma eficaz contra o abandono

2,4 mil cães e gatos castrados

Apesar do programa da Secretaria Municipal de Saúde, que já esterilizou cerca de 2,4 mil cães e gatos em Caxias do Sul, desde setembro, bichos abandonados contribuem para aumentar a superpopulação de animais nas ruas da cidade.

Em todo o município, o veterinário Rogério Poletto estima que a população de cães e gatos chegue a 80 mil, sendo que cerca de 10% estariam abandonados. Ele acredita que a educação seja uma arma eficaz contra o abandono e maus-tratos aos bichos. No entanto, reconhece que o trabalho ainda é insuficiente.

A titular da pasta de Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, afirma que a secretaria deverá intensificar as campanhas quando o Centro de Vigilância Ambiental e o Centro de Controle de Zoonoses forem implantados. A licitação para escolher a empreiteira que fará os prédios foi aberta, mas o processo está parado, aguardando o julgamento de um recurso. Por enquanto, o trabalho segue com a visitação de moradores e distribuição de folders sobre posse responsável e castração..

Fonte: Zero Hora

0 comentários: