quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Neste Natal dê um presente a um animal

Como? Encontrando entre seus amigos ou parentes quem possa dar um lar responsável e amoroso para um animal resgatado do abandono. Milhares de cães e gatos estão à espera de atenção, cuidados, carinho e da compaixão que o Natal inspira.

E como evitar que este presente se transforme em um pesadelo para o animal ou mesmo para quem o recebe?

A primeira coisa é, ao encaminhar um cão ou gato, jamais fazer disto uma surpresa para o futuro guardião. Tenha certeza de que ele está consciente das responsabilidades que um novo ser na família implica (leia sobre guarda responsável em http://www.institutoninarosa.org.br/posse.html). Consulte previamente quem vai recebê-lo, pois a falta desta medida resulta, com bastante freqüência, em abandono e sofrimento para o animal. Cuidar de um animal deve ser decisão da pessoa ou da família, porque implica em responsabilidades prolongadas, além de gastos financeiros (alimentação, veterinário, vacinas, etc.). A adoção de um animal deve ser uma atitude responsável, conseqüente, ética.


No caso de haver crianças, para conviver com um animal ela deve ser ensinada ou já ter maturidade suficiente para tal, pois poderá machucá-lo com suas brincadeiras. Há casos de filhotes que não conseguiram ser socializados porque foram maltratados pelas crianças, embora sem querer. Os casos mais comuns são deixar cair do colo, puxar o rabo, beliscar, apertar com força. Lembre-se que um bebê é delicado, seja ele humano ou animal.

Não se esqueça de providenciar, especialmente nesta época de intenso uso dos fogos de artíficio, uma coleira com plaqueta de identificação com o telefone e endereço do responsável, para que o animal possa ser devolvido caso fuja com medo do barulho dos fogos, se perca ou seja roubado e abandonado.



Que esta convivência seja um presente para todos, especialmente para o animal!

Veja abaixo os sites de adoção de cães e gatos.

NA GRANDE SÃO PAULO:

http://www.uipa.org.br/portal/modules/rmms/
http://www.aila.org.br/adocao.htm
http://adotacao.blogspot.com/
http://www.bichonoparque.com.br/ (só gatos)
http://adoteumgatinho.uol.com.br/ (só gatos)

SITES NACIONAIS:
http://www.queroumbicho.com.br/
http://www.guiavegano.com.br/
http://www.adotacao.com.br/
http://www.cachorroperdido.com.br/
http://www.vidadecao.com.br/

No site Sentiens você pode preencher um formulário que será enviado a diversas ONGs e protetores de animais. Os que tiverem animal que você procura entrarão em contato diretamente com você:
http://www.sentiens.net/top/ADOTE_procura_animal_top.html

Fonte: ANDA

0 comentários: