domingo, 9 de novembro de 2008

Adestre seu animal sem usar violência

Especialista dá dicas para ganhar o respeito do bicho e educá-lo com respeito

Quem tem um animal de estimação sabe que vira e mexe eles têm atitudes não muito educadas, principalmente ele quando ainda são filhotes.

Xixi no meio da sala, objetos mordidos e sofá rasgado são algumas das dores de cabeça que os pets dão.

Se você quer educar seu bicho sem traumas, o adestrador e zootecnista Alexandre Rossi dá a dica: “Ganhe o respeito do bicho mostrando que nada é de graça e que ele só conseguirá recompensas se tiver um bom comportamento”.

Confira outras dicas para educar seu cachorro ou gato com carinho e respeito.

Faça barulho ou borrife água
Quando seu animal se comportar mal, borrife água nele à distância com um borrifador de água ou faça barulho com uma garrafa pet cheia de moedas. “É o jeito mais eficaz”, diz o adestrador. Essa solução causa desconforto, mas não machuca o bicho.

Recompense-o
Comece a prestar atenção também nos acertos dele. Toda vez que ele fizer algo certo, dê um biscoito, agrade-o ou escove os pêlos.

Fazer carinho é bom para vocês dois: ele ficará mais bem-educado e você poderá demonstrar seu amor.

Xixi fora do lugar
Bater no bicho ou esfregar o focinho deles no “local do crime” não adianta. “Ele não vai saber por que está apanhando”, alerta o adestrador Alexandre Rossi. O melhor é prevenir a surpresa: acostume seu cão desde pequeno a fazer xixi durante um passeio. Em geral, eles fazem isso após as refeições.

Planta mastigada
Para evitar que seu gato transforme as plantas em salada, borrife água com cravo e canela nos vasos — eles detestam o cheiro desses condimentos. E espalhe pela casa vasos com catnip (erva-de-gato): essa ele pode comer.

Lixo revirado
Se você largou a tampa da lixeira aberta, não tem do que reclamar. Antes de mudar os hábitos do seu bicho, mude os seus: coloque um tijolo ou peso de porta na tampa do lixo. E, se pegar seu cão no flagra, fale grosso com ele.

Fonte: Abril notícias

0 comentários: