segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Encontro promove comida saudável

Os adeptos de uma alimentação sem carne e laticínios mostram que é possível unir saúde e sabor nas refeições

Uma alternativa saudável sem abrir mão do sabor, privilegiando a qualidade, o colorido e a variedade de frutas e vegetais. Cerca de 20 vegetarianos se reuniram, na manhã deste domingo, no espaço O Verde da Casa, um centro de Yoga e Terapias Complementares, durante a segunda edição do Piquenique Vegetariano.

A iniciativa, comentou o instrutor de Yoga e proprietário do local, Stefan Burger, ocorre para esclarecer mais sobre a adesão a uma dieta vegetariana. Além disso, o momento serviu para compartilhar informações, tanto com pessoas interessadas em optar por esse tipo de alimentação natural, quanto com as que já seguem o cardápio alternativo.

Frutas, sucos e quitutes vegetarianos, além da degustação de derivados de soja (tofu, entre outros), fizeram parte do cardápio. O evento tenta mostrar que é possível montar opções criativas e saborosas de pratos, sem ter que recorrer à carne e ao leite.

Madalena Gomes, que é representante local da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) conta que desde criança nunca achou correto se alimentar por meio do sacrifício de animais. Em sua casa, galinhas e outros bichos viviam soltos pelo quintal. Quando via que os animais com que convivia no quintal eram sacrificados, sentia um grande sofrimento. A dieta vegetariana foi apenas uma conseqüência dessa postura que adotava ainda na infância.

Para a nutricionista especializada em dieta vegetariana, Josefa Marinho, que segue essa linha alimentar há 11 anos, sua opção tem a ver com conduta ética, de cuidado com o meio ambiente e também com a própria saúde.

Mais informações sobre futuros eventos e comunidade vegetariana podem ser acessadas no endereço eletrônico www.sbv.org.br/fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários: