quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ensino Correto em Escolas


Posse responsável de animais vira assunto em sala de aula

Em Sorocaba, cuidar da higiene, alimentação, vacinação e, principalmente, não maltratar os animais de estimação, agora são ensinados em sala de aula. A posse responsável de animais é um dos temas do Programa Escola Saudável, mantido em parceria pelas Secretarias da Educação (Sedu) e da Saúde (SES). A ação atinge cerca de 54 mil estudantes de até 10 anos, em 162 escolas municipais e estaduais. A abordagem nas escolas começou em agosto, quando foi iniciada a campanha de vacinação contra a raiva na cidade.
As classes são visitadas por 27 auxiliares de educação envolvidos com as atividades. Todos são capacitados pela SES para a abordagem dos temas relacionados à saúde. Em julho ocorreu o treinamento do grupo quanto à posse responsável. O conteúdo foi aplicado pela Seção de Zoonoses, que mantém um programa permanente voltado à conscientização dos sorocabanos sobre os deveres dos proprietários dos animais e os cuidados que os bichos de estimação.
Na Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz, o novo tema foi recebido pelas crianças e resultou numa exposição de trabalhos, iniciada quinta-feira. O auditório foi decorado com cartazes e outros recursos utilizados pelas crianças de 1.ª a 4.ª série do ensino fundamental. A exposição mostra como os animais devem ser tratados e também como os proprietários não devem agir. Aprendi que não pode maltratar o bichinho e não pode deixar solto na rua, porque pode ser atropelado e ficar doente, ensinou Carolline Vegas Rodrigues, 6 anos, aluna da 1.ª série.
Outro fator citado foi a exibição do filme Fulaninho o cachorro que ninguém queria, produzido pelo Instituto Nina Rosa, uma organização não-governamental de São Paulo. Certamente o filme foi um dos pontos fortes do trabalho e inspirou a maioria dos cartazes, contou Maricelma Andrade Pinheiro, uma das auxiliares de educação do Escola Saudável. Karen Cristine, 8 anos e aluna da 2.ª série, baseou-se no filme para fazer o trabalho e confirma ter se sensibilizado com a história do cãozinho. Por causa de Fulaninho e das informações que recebeu, a menina contou que desistiu de abandonar seu cachorrinho: não vou mais dar o meu cachorro. Vou cuidar dele até os quinze anos ou até quando ele viver.
Para Sandra Regina Perez, professora da 4.ª série, foi surpreendente a rapidez com que os alunos se envolveram com o tema: Muitos têm animais de estimação em casa e isso pode ter facilitado esta resposta tão rápida e positiva. A orientação das crianças, certamente, será um reforço importante, como já ocorre com a dengue. As crianças conscientizadas levam informação para casa, cobram uma postura correta dos familiares e conhecidos, comentou Nila Púglia, chefe da Zoonoses.
Em nota à imprensa, a secretária da Educação Maria Teresinha Del Cístia frisou que o trabalho reflete na formação das crianças como cidadãos, uma vez que a convivência com animais de estimação exige cuidados e também conscientização, que podem e devem ser ensinados na escola, para alunos desde a educação infantil, com o objetivo de tornar esta relação responsável e harmoniosa.
Final de semana terá feira de doação
A ONG Salve se Puder realiza neste final de semana uma feira de doação de animais, no autoposto Lotus, na avenida Dom Aguirre, no Jardim Santa Rosália. O evento, que tem apoio logístico da Fundação Alexandra Schulumberger (FAS), servirá para conscientizar da importância da posse responsável. A feira acontecerá de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. A presidente da ONG, Cristina Tagliassachi Hübner destaca que os animais que serão colocados para doação passaram por consulta veterinária, estão vermifugados e depois de adotados ganharão nova consulta. Os animais adultos também serão castrados.
Esta será a primeira vez que a Salve se Puder realiza uma feira do tipo sem parcerias, uma vez que a FAS encerrou sua participação em eventos do tipo, limitando-se a atuar como apoiadora e fornecedora de infra-estrutura para iniciativas como essas. A ONG atua essencialmente no resgate de cães de rua abandonados ou doentes e como agente fiscalizador no cumprimento de leis de proteção dos animais. Para adotar um animal é preciso ter no mínimo 18 anos, apresentar comprovante de endereço e assinar um termo de responsabilidade, no qual constarão dados do proprietário e do animal.





Seja você também um agente da educação humanitária na sua escola.
Para conhecer o vídeo "Fulaninho, o Cão que Ninguém Queria" acesse:


Fonte: notícia publicada na edição de 10/09/2008 do Jornal Cruzeiro do Sul. E na internet, em http://www.cruzeirodosul.inf.br:80/materia.phl?editoria=39&id=118244

0 comentários: