quarta-feira, 30 de julho de 2008

Resposta ao comunicado do CRMV/SP


O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo divulgou um "Comunicado à Sociedade" no site http://www.crmvsp.org.br afirmando que aquela instituição jamais defendeu a matança indiscriminada de animais recolhidos aos CCZs e que o mandato de segurança impetrado pelo Conselho contra a Lei Estadual nº 12.916/2008, que proíbe esta matança, tem outros objetivos.
Reproduzimos abaixo a resposta do Deputado Estadual Feliciano Filho, autor da lei, em publicada dia 25/07/2008.

INDIGNAÇÃO E PERPLEXIDADE

(mensagem extraída de
http://www.felicianofilho.com.br/noticias.asp?id=115)

É com grande perplexidade e indignação que recebi a notícia de que o CRMV/SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária), na pessoa de seu presidente, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, impetrou um mandato de segurança com o objetivo de conseguir uma liminar para voltar à prática arcaica e cruel que é a matança indiscriminada dos animais nos Centro de Controle de Zoonoses, Canis Municipais ou Congêneres do estado de São Paulo.

Fiquei perplexo porque o CRMV, representado pelo Dr. Francisco, participou da elaboração desta lei, onde, inclusive, acatamos todas as sugestões e reivindicações desta entidade de classe, bem como participaram, também, da elaboração e deram sugestões a Associação dos Veterinários do estado de São Paulo, e a ANCLIVEPA –SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), ambas representando a classe veterinária, além de termos debatido exaustivamente com as entidades protetoras dos animais, adestradores, criadores, cinofilia do estado de São Paulo. Enfim, todo o segmento foi ouvido.
Estou indignado por que esta decisão de entrar com esse recurso no judiciário partiu de pouquíssimas pessoas. A grande maioria dos veterinários que compõem este órgão é favorável a lei 12.916/08. A certeza disso advém do mapeamento que estamos realizando nos 645 municípios do estado, onde temos tido notícia de que 90% dos municípios estão cumprindo a lei, ou se reestruturando para cumpri-la, e também pelas manifestações espontâneas que temos recebido de todo o seguimento.
O nosso trabalho, como não poderia ser diferente, é totalmente ligado a classe veterinária, por isso viramos um catalisador do sentimento desta classe. Com raras exceções de alguns maus profissionais que não querem realmente trabalhar, a grande maioria esmagadora está aplaudindo a nova lei, não, apenas, por se tratar do rompimento com o arcaico, com a incompetência, com a crueldade, mas por saber que agora temos um novo paradigma que optou pela coerência e bom senso.
Com esta nova lei os maiores beneficiados, além dos animais, serão os médicos veterinários, pois serão eles que terão uma demanda de trabalho, que hoje está reprimida por políticas públicas inadequadas, que começarão a surgir de forma muito mais forte e mais rápida para atender a adequação desta nova lei, ou seja, os veterinários agora irão ter muito mais trabalho castrando e identificando os animais da população carente, que jamais seriam seus clientes.
A lei 12.916/08 autoriza o governo do estado a fazer convênio com os municípios, faculdades, clínicas veterinárias e entidades de proteção animal para a consecção de seus objetivos. Devemos lembrar que a questão dos animais não e só uma questão humanitária, mas também de saúde pública, meio ambiente e de respeito ao dinheiro público.
A lei 12.916/08 institui uma nova política pública para a problemática dos animais, ou seja, ela é uma política de governo e, assim sendo, o interesse público jamais poderá se subordinar ao interesse particular de algumas pessoas.
As Organizações Mundial e Pan-americana de Saúde preconizam que a melhor maneira que se tem de fazer o controle populacional dos animais é através da castração por saturação e da identificação sistemática dos animais. Como já ficou provado no mundo todo, quanto mais se retira os animais das ruas, mais eles se multiplicam. A capacidade de retirada desses animais dificilmente ultrapassa a 15% da população que perambula pelas ruas. Toda vez que o poder público sai nas ruas retirando os animais só piora a situação, pois sobram mais alimentos para aqueles que ficam e assim eles ficam mais fortes, mais férteis e, com muito mais fecundidade, começam a procriar e esta procriação se dá de forma geométrica.
Confio muito no discernimento do Poder Judiciário. Acredito que, de forma alguma, o Judiciário se posicionará contra a vida, contra o clamor popular e favorável a crueldade e de algumas poucas pessoas com interesses escusos.

Dep Feliciano Filho



Assessoria

O Dep. Feliciano Filho, foi eleito Deputado Estadual pelo Estado de São Paulo, para defender principalmente as causas relacionadas à PROTEÇÃO ANIMAL.

Acima de tudo ele é um Protetor de Animais.

É também presidente da UPA em Campinas, uma ONG que cuida de 250 animais resgatados de Abandono e Maus Tratos.

Você pode ver alguns de seus resgates nos links abaixo.
Blog
http://felicianofilho.zip.net

Fotoblog
http://felicianofilho.nafoto.net

Orkut
Feliciano Filho

Resgates UPA
http://www.upanimais.org.br/resgates/videos.asp

Programa Planeta Bicho
http://www.upanimais.org.br/planetabicho/index.asp

0 comentários: