quarta-feira, 16 de julho de 2008

FESTIVAL DE FOIE-GRAS EM SÃO PAULO - PROTESTE!

De 16 a 20 de julho, o Le Vin Bistro Jardins, situado na alameda Tietê, 184, São Paulo/SP, promove um festival de foie gras, comandado pelo chef Marcílio Araújo. Os proprietários do restaurante são Nancy Mattos e Francisco Barroso.



O FOIE GRAS (patê de fígado de ganso)
Entre os hábitos alimentares humanos que exigem sofrimento e morte de animais, a França dá a sua contribuição com o caso do foie gras - seu processo resulta no adoecimento do fígado. As aves são criadas apenas com o objetivo de terem seus fígados transformados em caríssimo patê.
Desde que nascem, os pequenos gansos recebem uma carga de alimentos muito rica em gorduras saturadas, de modo a ter seu fígado aumentado.
São alimentados à força por meio de tubos que atingem diretamente seu estômago, pois, caso contrário, não comeriam aquele tipo de comida. Muitas vezes é colocado um elástico nos seus pescoços de modo a evitar a regurgitação. Nunca se alimentam por conta própria de nenhum tipo de comida extra, além da "gordurama".
Chegam à idade adulta com fígados que podem atingir até cinco vezes o peso do resto do seu corpo. Eles não se movimentam mais, pois perdem a capacidade de andar. São mortos cruamente, e após terem retirados seus fígados, suas carcaças são atiradas no lixo, pois não servem para consumo devido ao excesso de antibióticos e drogas que recebem. Hoje muitos países produzem o foie gras.
Veja vídeo em http://www.freewebs.com/areapro/foiegras.htm.


PROTESTE!
O fone do Le Vin Bistro Jardins é (11) 3081-3924. É possível enviar mensagens pela página http://www.levin.com.br/levin/contato/.



FONTES
Revista Congonhas VIP

0 comentários: